São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

O papa e a pedofilia



No "New York Times" de papel, "Vaticano rejeitou exonerar padre que abusou de meninos". Abrindo o texto de Laurie Goodstein, "Altos funcionários do Vaticano -inclusive o futuro papa Bento 16- não exoneraram um padre que molestou até 200 meninos surdos, embora vários bispos dos EUA tenham avisado repetidamente". Cita carta do próprio padre ao então cardeal Joseph Ratzinger. No editorial "O papa e o escândalo de pedofilia", o "NYT" cobrou transparência.
O jornal católico "L'Osservatore Romano", via Ansa e outras agências, publicou que "não houve nenhuma ocultação" e a reportagem é "evidente e ignóbil tentativa de atingir, a qualquer custo, Bento 16".

 

Em vídeo à tarde no site, a repórter previu que, como nos EUA após as revelações de pedofilia de 2002, "o Vaticano deve enfrentar na Europa e outras partes do mundo" novas denúncias de vítimas. Por outro lado, destacou que a conferência americana dos bispos, dias atrás, soltou dados mostrando que os casos vêm caindo há sete anos, quando passou a agir.



economist.com
E AGORA?
A "Economist" saúda a reforma da saúde dizendo que Obama deve agora usar sua "vitória machucada" para "desatrelar a promessa de sua presidência". Por exemplo, num "plano para atacar o vasto déficit fiscal". No exterior, "agora que parece um vencedor, deve agir como um" ante as humilhações de China, Rússia, Israel

EUROPA SE MOVE

No destaque on-line do britânico "Financial Times", pela manhã, "Comentários da China aumentam temor por dívida" europeia. "Nós não estamos vendo ações decisivas para mostrar ao mercado que podemos resolver isso", declarou o vice do banco central chinês.
Algumas horas depois e, destaque no "FT", "Merkel e Sarkozy adiantam acordo sobre Grécia". Com "papel para o FMI", mas a Europa "paga a maior parte".



PRODUTIVIDADE LATINA

A liberal "Economist" mostra "Como as políticas públicas promoveram a ineficiência" na América Latina, segundo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento. "Códigos tributários desordenadamente complicados" atrapalham as empresas. "Mas nem tudo é pessimista", diz, citando o Brasil, onde "o crescimento da produtividade saltou recentemente: após se manter negativo no fim dos anos 90, subiu mais de 2% em 2007 e 2008".

ATÉ A PRÓXIMA
Associated Press e outras agências despacharam que o "Brasil sinaliza aumento na taxa básica de juros". A ata do Banco Central apontou "consenso para ajustar a taxa, porém não até a próxima reunião, no fim de abril".

BC DO B
Já o portal iG postou que Luiz Fernando Figueiredo, da Mauá Investimentos, reuniu outros ex-diretores do BC em sua casa, inclusive "o próprio" Armínio Fraga, para "apostas de até um ponto percentual na próxima reunião".



"ESPETACULAR"

No enunciado da BBC para reportagem de Richard Black, "Perda de florestas se reduz, conforme a China planta e o Brasil preserva". A taxa caiu "dramaticamente na última década, mas as florestas continuam se perdendo em níveis alarmantes em alguns países, segundo a ONU". Sobretudo no Brasil e na Indonésia, mas, diz "Dr. Mette Loyche Wilkie", coordenador do relatório:
"Tanto Brasil como Indonésia estão mostrando queda significativa. No Brasil é espetacular, e isso basicamente porque há uma meta política de reduzir o desmatamento em 80% até 2020 e isso é apoiado pelo presidente."



Sirley Franco/noticias.uol.com.br
OUTONO
"O primeiro temporal do outono provoca dezenas de pontos de alagamento, e o trânsito travou", noticiou o "SPTV". O "Brasil Urgente" deu mais atenção do que ao caso Isabella. No UOL, com a foto acima, do cruzamento da avenida Paulista com a rua Augusta, "Chuva causa alagamentos, apaga semáforos e tumultua São Paulo"



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Defesa: Jobim diz que relatório sobre caças será entregue na Páscoa
Próximo Texto: Santa Catarina: Governador entrega o cargo a vice, que é acusado de corrupção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.