São Paulo, Quarta-feira, 26 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEIA A NOTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO


Os procuradores da República adiante firmados, designados pelo excelentíssimo sr. procurador-geral da República para acompanhar o inquérito policial que apura os "grampos no BNDES", diante da matéria divulgada hoje no jornal Folha de S.Paulo acerca da existência de 46 fitas de grampo, além daquelas que já integram o inquérito, vêm esclarecer o que segue:
1) O inquérito policial referido veio à Procuradoria da República com pedido de prorrogação de prazo para investigações. Isso significa que o inquérito não se encontra concluído, demandando ainda, segundo o delegado responsável, algumas diligências.
2) Não há, até o presente momento, nenhum indiciado no inquérito, o qual permanece sob segredo de justiça.
3) Sobre este assunto, conforme anteriormente divulgado, o Ministério Público Federal ingressou hoje com um pedido na Justiça de levantamento do decreto de segredo, a fim de poder ser divulgado o conteúdo das investigações, mormente os depoimentos e o laudo pericial realizado pelo Instituto Nacional de Criminalística nas duas fitas apreendidas e nas instalações do BNDES.
4) Esclarecemos que são objeto do inquérito, até o presente momento, apenas duas fitas gravadas, cedidas pelo excelentíssimo general Alberto Cardoso. A matéria jornalística da Folha de S.Paulo deixa perplexo o Ministério Público Federal, embora já houvesse uma forte suspeita da existência de outras fitas, uma vez que as fitas que compõem o inquérito, segundo o laudo pericial, foram editadas.
5) O conteúdo da matéria jornalística aponta para a necessidade de serem implementadas novas diligências com o prosseguimento do inquérito. Para isto, estamos aguardando a vinda do dr. Rubens Grandini, o qual não se encontra, no momento, no Rio de Janeiro.
6) O Ministério Público Federal pretende solicitar do jornal Folha de S.Paulo as 46 fitas divulgadas para realização de perícia. Almeja-se com o exame saber se as duas fitas que hoje compõem o Inquérito têm como fonte o acervo das 46 fitas hoje publicadas.
Rio de janeiro, 25 de maio de 1999
Artur Brito Gueiros Souza
Silvana Batini Cesar Góes
procuradores da República


Texto Anterior: Para procurador, houve favorecimento
Próximo Texto: Ministério Público investiga cartas de fiança do BB
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.