São Paulo, Quarta-feira, 26 de Maio de 1999
Texto Anterior | Índice

FUNAI
Eles exigem melhores condições da saúde
Índios caingangues fazem reféns no RS

da Agência Folha, em Porto Alegre

Um grupo de 400 índios caingangues tomou ontem como reféns, no aeroporto da cidade gaúcha de Iraí (444 km ao norte de Porto Alegre), o administrador local da Funai (Fundação Nacional do Índio), Altair Loureiro de Mello, e o enfermeiro da entidade no município, Valdorico Ferreira. Até o final da tarde de ontem, os reféns não tinham sido liberados.
Os índios pedem a presença em Iraí do administrador regional da Funai, Glênio da Costa Alvarez, cujo escritório funciona em Passo Fundo (287 km ao norte de Porto Alegre). De acordo com o cacique Augusto Oppen da Silva, o grupo reivindica ""melhores condições de saúde" por parte da Funai.
O aeroporto de Iraí está desativado há mais de três anos, devido à invasão promovida pelos próprios índios. No final da tarde de ontem, Alvarez disse que irá ao acampamento indígena para negociar.


Texto Anterior: Texto de Badan fala de pressão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.