São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Belo Horizonte, Bornhausen faz crítica a PSDB por apoiar PSB

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), criticou ontem o PSDB do governador Aécio Neves (MG) por apoiar a candidatura do deputado estadual João Leite (PSB) à Prefeitura de Belo Horizonte -onde os tucanos não terão candidato próprio.
Aliado do PFL no Congresso, o PSDB, segundo Bornhausen, vai apoiar "quem apóia o governo Lula" ao se aliar ao PSB. Já o PFL, disse, manterá a "coerência".
O comentário de Bornhausen foi feito na convenção mineira da sigla, que oficializou na tarde de ontem a candidatura do deputado federal Roberto Brant.
"Foi uma decisão do PSDB e do governador, que temos de respeitar. Não cabe comentar", disse Bornhausen. Mas ele emendou, já comentando: "Agora, ele vai apoiar quem apóia o governo Lula em nível federal. Então, nós queremos ficar com o nosso discurso, com a nossa coerência, com a nossa credibilidade".
Já o candidato à prefeitura evitou criticar, embora tenha mantido o raciocínio da fala de Bornhausen. Disse que, se a sua candidatura não existisse, restariam as opções "Lula mais e Lula menos", referindo-se ao prefeito petista Fernando Pimentel, que tentará a reeleição, e a Leite.
Brant deixou a indicação do vice em aberto porque ainda negocia com o PDT do vereador José Lincoln Magalhães, pré-candidato do partido trabalhista. A tentativa é para que o PDT seja vice do PFL. A justificativa para essa aliança é porque o PDT é também oposição a Lula no Congresso.
Já o PMDB mineiro anunciou oficialmente ontem que vai indicar a ex-deputada federal Maria Elvira como vice de Leite. O PSDB não fará parte da chapa majoritária, como já haviam anunciado anteontem os tucanos. O PMDB negociava ainda com Pimentel.


Texto Anterior: Eleições 2004: PFL contraria Serra e impõe Kassab como vice
Próximo Texto: Dirceu afirma que não pretende ser articulador e que gosta de governar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.