São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus para projeto suspeito estão parados

Pedido foi de deputado investigado no esquema

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

Ao menos dois de cinco ônibus comprados para o projeto "Você Digital", investigado pela Polícia Federal por suspeita de ligação com a máfia sanguessuga, estão há cerca de três meses parados e inativos. Eles estão na garagem da Viação Elite, em Volta Redonda, guardados a pedido do deputado federal Paulo Baltazar (PSB-RJ), suspeito de participar da fraude de ambulâncias superfaturadas.
Dois funcionários da viação confirmaram à Folha que os ônibus estão guardados na garagem a pedido do deputado.
O projeto de inclusão digital previa a compra de ônibus adaptados para aulas de informática pela Planam, empresa responsável pela venda das ambulâncias da sanguessuga. Tinha como principal incentivador no Rio Paulo Baltazar.
Escutas telefônicas da Polícia Federal flagraram dirigentes da Planam falando do programa de inclusão digital e citando Baltazar e o deputado João Mendes de Jesus (PSB).
O empenho de Baltazar rendeu emenda de R$ 1,62 milhão para o programa, em favor do Ibrae (Instituto Brasileiro de Estudos Especializados), que está sob investigação da PF.
O "Você Digital" é parceria entre Ministério da Ciência e Tecnologia, Ibrae, Planam, Finep e Instituto Universitário de Volta Redonda. O Ministério da Ciência e Tecnologia é ocupado pelo PSB, partido liderado por Baltazar até a eclosão da crise dos Sanguessugas.
A assessoria de imprensa de Paulo Baltazar informou, em nota, que ele apresentou emenda para o projeto "Você Digital", cuja data de início ainda não está prevista. De acordo com a assessoria, o deputado desconhece detalhes do funcionamento do projeto e não tem participação em processos de licitação que resultam na escolha de empresas para prestar serviços.


Texto Anterior: Outro lado: Deputado diz não conhecer seu assessor
Próximo Texto: Eleições 2006 / Legislativo: Eleição para o Congresso ajuda político sob suspeita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.