São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agaciel pede afastamento do Senado por 90 dias

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-diretor-geral do Senado Agaciel da Silva Maia pediu ontem afastamento da Casa por 90 dias. Lotado atualmente no ILB (Instituto Legislativo Brasileiro), ele receberá salários durante o período porque solicitou uma licença-prêmio por assiduidade -direito amparado em lei.
Em carta enviada ao primeiro-secretário da Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI), ele afirma ser vítima de "ilações maldosas". Alega que precisa de tempo para preparar sua defesa.
Agaciel é o principal suspeito de produzir atos secretos no Senado. Em março, ele deixou a Direção Geral após ser revelado que ele escondeu da Justiça uma casa avaliada em cerca de R$ 5 milhões.
Agaciel também solicitou por escrito "uma auditoria com perícia nas assinaturas constantes em todos os atos que têm sido objetivo de divulgação na imprensa nacional".
Na sexta-feira passada, o chefe do serviço de publicações do Senado, Franklin Paes Landim, afirmou que Agaciel e o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi davam ordens para "guardar" atos de criação de cargos e outras medidas administrativas.
No mesmo dia, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou instalação de uma sindicância para apurar as denúncias. Na terça-feira, foi apresentado um relatório sobre a produção de 663 atos secretos na Casa, entre 1995 e 2009.
Ontem o senador Demóstenes Torres (DEM-TO) pediu a abertura de um processo administrativo contra Agaciel que poderá resultar em advertência, suspensão ou demissão com perda de aposentadoria. A Advocacia Geral do Senado vai esperar o resultado da comissão de sindicância.
Na carta, Agaciel diz que sofre "uma avalanche de acusações absurdas e descabidas" sem direito de defesa. Diz ainda nunca ter cometido qualquer ilegalidade e de ter praticado apenas o bem.


Texto Anterior: Collor compra quentinhas com verba do Senado
Próximo Texto: Contas paralelas: Sarney descarta abrir uma sindicância para o caso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.