São Paulo, Sábado, 26 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA CATÓLICA
CNBB acusa governo de omissão

da Sucursal de Brasília

O presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Jayme Chemello, acusou ontem o governo federal de estar sendo "omisso" em relação à violência contra os trabalhadores sem-terra no país, principalmente no Paraná.
Dom Chemello acusou o governo do Paraná de ser "conivente" com as "barbaridades" cometidas pela polícia contra os sem-terra no Estado (despejos feitos durante a noite, barracos incendiados, 41 presos, vários feridos e denúncias de torturas e assassinatos).
"Você já entrou na Câmara, no Senado e nas casas do governo em Brasília? Isso não é o Brasil. Quem está nesses ambientes às vezes não se dá conta do que o povo está vivendo e não percebe a realidade dos mais pobres", disse.
Anteontem, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e a Anistia Internacional acusaram o governador do Paraná, Jaime Lerner (PFL), de ter descumprido acordo feito no início de abril, pelo qual a desocupação de fazendas invadidas seria feita durante o dia.
Reportagem levada ao ar quarta-feira pelo "Jornal Nacional" mostrou três operações de desocupação realizadas de madrugada, nos dias 7, 21 e 23 de maio.
Em nota, a CNBB cobrou medidas para conter a violência no campo e a implantação de uma reforma agrária "ampla e integral".
Dom Chemello criticou o governo por destinar recursos para salvar "bancos falidos", enquanto retira de hospitais e faculdades católicas a isenção de contribuições, concedida às filantrópicas.
O presidente da CNBB disse que não quer ser oposição ao governo, mas apenas cobrar ações em favor das populações mais carentes.
"Às vezes me pergunto se os assessores do presidente não mostram a ele as coisas como realmente são. Talvez as brigas entre ministros e outros elementos que estão em jogo para o governo atrapalhem o presidente", disse.


Texto Anterior: STF suspende mais 1 quebra de sigilo
Próximo Texto: ACM diz esperar substituições, mas não reforma ministerial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.