São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

Despenca, dispara

No dizer da Globo, no fim da tarde, "o nervosismo da crise repercute no mercado". Foi mais que isso. Na Folha Online:
- As ameaças de Marcos Valério elevaram o temor de que as denúncias atinjam diretamente o presidente Lula ou o ministro Antonio Palocci.
No enunciado da Record, "dólar dispara e Bovespa despenca com a crise".
Não demorou e apareceu nos sites de "Wall Street Journal" e "Financial Times", este com o título "Temores sobre escândalo empurram mercados brasileiros para baixo".
O "WSJ" citou as ameaças de Valério. O "FT" apontou "a preocupação crescente" de que a crise possa "implicar o próprio presidente".
 
O "despenca e dispara" veio após um fim de semana em que Valério falou à Folha e depois às rádios CBN e Band, repisando as ameaças.
Ontem à noite, Boris Casoy abriu a escalada de manchetes do "Jornal da Record" atualizando o conflito:
- Relator diz que lista de quem sacou dinheiro é pólvora. Lula diz a assessores que não tem medo de ameaças e paga para ver o que o publicitário tem nas mãos.
Ele paga, os aplicadores correm para o dólar.
 
Para elevar "o nervosismo no mercado", a manchete do dia para o escândalo no "Jornal da Band", "Jornal Nacional", sites e rádios:
- Justiça obriga mulher de Valério a responder a todas as perguntas da CPI.
O depoimento é agora cedo, "aberto" e ao vivo.
 
E para levar o mercado do "nervosismo" a coisa pior, de uma vez, Lula não sai mais do palanque.
O "Bom Dia Brasil" reproduziu a declaração do presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC, sábado:
- Este sindicato, Lula, estará nas ruas e na resistência, se alguém se atrever a tentar apear do Palácio do Planalto por um golpe o seu direito de estar lá, conquistado no voto.
E a do líder dos "cegonheiros", domingo:
- Posso te garantir que este povo sempre esteve e estará com você... Pode ter certeza que, se vierem prejudicar você, que sempre esteve com a gente, nós vamos para a rua.
 
E tem mais. Para Lula voltar "às ruas", ele vai ter de mudar, ao menos segundo João Pedro Stedile, do MST, ontem no site Globo Online:
- O PT agiu como os demais partidos, comprando deputado de direita para votar projeto de direita. A solução é Lula deixar a base aliada e se juntar ao povo. E começar mudando a política econômica.
Na manchete do site Carta Maior:
- Movimentos sociais voltam às ruas por mudanças na política econômica.

"SORRY"

Reprodução
Na BBC, "ataque de pânico"

Tony Blair saiu declarando "nós lamentamos desesperadamente", ontem na BBC, CNN, "JN" etc., mas defendeu a execução de Jean Charles de Menezes pela polícia de Londres, com sete tiros na nuca, à queima-roupa. Nas palavras do inglês:
- Temos de entender que ela está fazendo seu trabalho em circunstâncias muito difíceis.
Os editoriais nos britânicos "Guardian", "Times" e BBC foram na linha do primeiro-ministro, lamentando, mas dizendo que é assim mesmo.
O conservador "Times" cobrou que "as circunstâncias sejam examinadas", mas disse que "a política de atirar para matar é inevitável". O liberal "Guardian" só cobrou de Blair que preparasse antes o público para a violência -e também defendeu "atirar para matar".
A BBC comentou que, se "Jean morreu de pânico, quando fugiu de estranhos armados", ele "também foi vítima do pânico britânico por segurança, depois das bombas". Mas não, nada de mudar.
 
Para tentar calar a avó, os pais, os primos, que desfilam sem parar pelos canais de notícias do mundo, "o ministro Jack Straw garantiu que vai fazer esforço pessoal para que a família de Jean seja indenizada financeiramente", segundo o correspondente da Globo.

Prosperidade 1
No "Domingo Espetacular", a Record fez sua defesa para as malas de dinheiro. Falou com orgulho dos R$ 3,5 milhões que, tirados "das ofertas, sustentam os pastores". Seguiu "um dia de trabalho do bispo Romualdo", da compra de terreno à viagem num jato executivo:
- Hora de voar de novo.

Prosperidade 2
Não faltou nem pesquisador da PUC para detalhar a "teologia da prosperidade", encampada com orgulho aberto pela Igreja
Universal.
Aliás, também não faltou Lula em 1992, condoído com a prisão de Edir Macedo.

@ - nelsondesa@folhasp.com.br


Texto Anterior: Delúbio terá que devolver carro ao PT
Próximo Texto: Sob pressão: Em Mauá, petista retira acusação contra partido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.