São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CGU enviará à CPI lista com 14 novos nomes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Controladoria Geral da União vai encaminhar à CPI dos Sanguessugas relação com 14 novos nomes de atuais e ex-congressistas autores de emendas que beneficiaram empresas da máfia das ambulâncias, em licitações com "fortíssimos indícios de fraude".
Foram apresentadas por esses parlamentares 53 emendas, para a compra de 88 ambulâncias, ao valor total de R$ 7,226 milhões.
A CGU salientou que não significa necessariamente que eles estejam envolvidos.
Além do grupo Planam (principal empresa da máfia das ambulâncias) há também a Lealmaq, de Minas. A CPI havia encontrado indícios de irregularidades na compra de 47 ambulâncias da Lealmaq em convênios diretamente fechados com o Ministério da Saúde.
Nas licitações levantadas pela CGU, entre 2001 e 2003, há três deputados do PFL envolvidos: Arolde de Oliveira (RJ), Aroldo Cedraz (RJ) e Paulo Magalhães (BA), além do ex-parlamentar José Carlos Coutinho (RJ). Foram 11 emendas do partido.
Do PSDB, com sete emendas, são três ex-deputados: Lídia Quinan (GO), Vicente Caropreso (SC) e Wilson Santos, que renunciou o mandato ao ter sido eleito prefeito de Cuiabá (MT). O único tucano em exercício é o baiano João Almeida.
Da base aliada, foram identificados os deputados Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) e Almerinda de Carvalho (PMDB-RJ). Os ex-deputados são Eurípedes Miranda (PDT-RO), Dino Fernandes (PP-RJ) e José Aleksandro (PSL-AC).
À Folha, os deputados disseram que, apesar de eles terem apresentado as emendas, o processo licitatório cabia às prefeituras.
Márcio Reinaldo Moreira perguntou: "Tem alguma gravação de conversa minha com o pessoal da Realmaq?".
O prefeito de Cuiabá disse que em nenhum momento os integrantes da quadrilha o acusaram de nada. "Não tenho precedentes [de irregularidades] ao longo da minha vida pública." (LEONARDO SOUZA e ADRIANO CEOLIN)


Texto Anterior: Ex-ministro recebeu alerta sobre fraude, mas reação foi lenta
Próximo Texto: Serra diz desconhecer Vedoin e nega envolvimento com esquema na Saúde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.