São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF vai analisar caso mensalão no fim de agosto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O STF (Supremo Tribunal Federal) reservou seis sessões plenárias, entre 22 e 31 de agosto, para decidir sobre a abertura do processo criminal do mensalão, em que 40 pessoas estão denunciadas sob acusação de atuar em organização criminosa que pagava mesada a parlamentares aliados em troca de apoio ao governo.
O relator, Joaquim Barbosa, lerá aos outros dez ministros um relatório com cerca de 300 páginas, e pelo menos 20 advogados farão a defesa oral. Os autos têm 50 mil páginas.
Inicialmente o STF havia cogitado destinar três sessões na última semana de agosto, mas ontem anunciou a mudança no planejamento.
O inquérito do mensalão foi aberto em julho de 2005. O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, ofereceu a denúncia em março de 2006. Os ministros irão verificar se a denúncia contém indícios fortes de que cada um dos 40 denunciados praticou crimes como corrupção e formação de quadrilha.
Há risco de alguns deles se livrarem do processo.
A expectativa, porém, é que pelo menos as pessoas acusadas de integrar o núcleo central da organização criminosa, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o publicitário Marcos Valério Fernandes, respondam à ação penal.
Se ela for instaurada, os denunciados passarão à condição de réu, e um dos primeiros passos da apuração deverá ser a tomada de depoimento deles.


Texto Anterior: Caixa 2 financiou tucano em MG, diz PF
Próximo Texto: Pará: Petista dá folga a servidores nas sextas-feiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.