São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORÇAS ARMADAS

Restrições no Orçamento já causaram dispensa de 44 mil recrutas

Dia do Soldado vira ato contra cortes

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Sem desfile e coquetel, a comemoração do Dia do Soldado ontem em Brasília virou um protesto contra os recentes cortes no Orçamento das Forças Armadas e o que o Comando do Exército chamou de "pequenez" da visão estratégica do governo.
As restrições financeiras já causaram a dispensa antecipada de cerca de 44 mil recrutas, atrasos em investimentos considerados estratégicos, corte de benefícios e redução do expediente militar.
Depois do tradicional elogio ao patrono do Exército, Duque de Caxias, a Ordem do Dia citou "a pequenez de uma visão estratégica incapaz de valorizar, em justa medida, a expressão militar do poder em harmonia com os demais campos, condição inerente ao peso geopolítico do país".
O documento, assinado pelo comandante do Exército, Gleuber Vieira, e lido para cerca de 200 mil militares no Brasil e no exterior, diz que as "limitações financeiras" são cíclicas e "obrigam" o Exército a "reformular, com muito sacrifício, os equilibrados planejamentos". O ministro da Defesa, Geraldo Quintão, não concedeu entrevista após a cerimônia.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Caso TRT: Juiz considera inválida prova contra Estevão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.