|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MÍDIA
Candidatos estão em empate técnico, mostra levantamento feito pelo Datafolha
Entre os "com-telefone", Lula tem 29% e Ciro, 26%
RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO
Os candidatos a presidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro
Gomes (PPS) continuam liderando rastreamento feito pelo Datafolha com eleitores que têm telefone fixo em casa.
Em levantamento feito ontem,
Lula obteve 29% de intenções de
voto e Ciro, 26%. José Serra
(PSDB) ficou com 18%, Anthony
Garotinho (PSB), com 11%, Zé
Maria (PSTU), com 3%, e Rui
Costa Pimenta (PCO), com 2%.
Nas pesquisas anteriores, feitas
na quarta e na sexta passadas, Lula tinha 27% e foi para 31%, e Ciro
passou de 32% para 26%.
A margem de erro é de quatro
pontos percentuais para mais ou
para menos.
O rastreamento (cujo nome
vem de "tracking", em inglês) é
uma modalidade de pesquisa feita
apenas com eleitores que têm telefone fixo em casa e começou a
ser divulgado na semana passada
pela Folha.
Como no Brasil cerca de 54% do
eleitorado tem telefone fixo, essa
pesquisa não é representativa do
total de eleitores do país e, portanto, não pode ser comparada com
pesquisas de intenção de voto que
têm como universo o total do eleitorado (veja quadro ao lado).
Com a evolução dos resultados,
será possível antecipar possíveis
tendências causadas pela influência do horário eleitoral .
Segundo o Datafolha, com apenas três datas de pesquisa -a primeira foi feita no dia 21-, ainda
não é possível traçar uma tendência no quadro de intenção de voto
nesse segmento do eleitorado.
Televisão
O programa exibido por Lula no
horário eleitoral de sábado foi
considerado o melhor por 25%
dos entrevistados, mesmo percentual registrado pela propaganda petista exibida na quinta-feira
na pesquisa anterior.
Já a propaganda de Ciro foi tida
como a melhor por 19% dos entrevistados -no rastreamento
anterior, 18% a elegeram como a
melhor.
Como a margem de erro é de
quatro pontos percentuais, há
empate técnico no quesito "melhor propaganda".
Mas, caso a propaganda de Lula
continue a registrar taxas superiores às dos demais candidatos
nos próximos levantamentos, será possível concluir uma superioridade do petista.
Na pesquisa de ontem, a propaganda de Serra foi avaliada como
a melhor por 13% dos entrevistados e a de Garotinho, por 4% (sua
taxa máxima nos três programas
até agora).
Texto Anterior: Justiça manda TV reapresentar propaganda Próximo Texto: Evento: Candidatos ao Senado debatem hoje em SP Índice
|