São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Candidatos estão em empate técnico, mostra levantamento feito pelo Datafolha

Entre os "com-telefone", Lula tem 29% e Ciro, 26%

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

Os candidatos a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PPS) continuam liderando rastreamento feito pelo Datafolha com eleitores que têm telefone fixo em casa.
Em levantamento feito ontem, Lula obteve 29% de intenções de voto e Ciro, 26%. José Serra (PSDB) ficou com 18%, Anthony Garotinho (PSB), com 11%, Zé Maria (PSTU), com 3%, e Rui Costa Pimenta (PCO), com 2%.
Nas pesquisas anteriores, feitas na quarta e na sexta passadas, Lula tinha 27% e foi para 31%, e Ciro passou de 32% para 26%.
A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
O rastreamento (cujo nome vem de "tracking", em inglês) é uma modalidade de pesquisa feita apenas com eleitores que têm telefone fixo em casa e começou a ser divulgado na semana passada pela Folha.
Como no Brasil cerca de 54% do eleitorado tem telefone fixo, essa pesquisa não é representativa do total de eleitores do país e, portanto, não pode ser comparada com pesquisas de intenção de voto que têm como universo o total do eleitorado (veja quadro ao lado).
Com a evolução dos resultados, será possível antecipar possíveis tendências causadas pela influência do horário eleitoral .
Segundo o Datafolha, com apenas três datas de pesquisa -a primeira foi feita no dia 21-, ainda não é possível traçar uma tendência no quadro de intenção de voto nesse segmento do eleitorado.

Televisão
O programa exibido por Lula no horário eleitoral de sábado foi considerado o melhor por 25% dos entrevistados, mesmo percentual registrado pela propaganda petista exibida na quinta-feira na pesquisa anterior.
Já a propaganda de Ciro foi tida como a melhor por 19% dos entrevistados -no rastreamento anterior, 18% a elegeram como a melhor.
Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, há empate técnico no quesito "melhor propaganda".
Mas, caso a propaganda de Lula continue a registrar taxas superiores às dos demais candidatos nos próximos levantamentos, será possível concluir uma superioridade do petista.
Na pesquisa de ontem, a propaganda de Serra foi avaliada como a melhor por 13% dos entrevistados e a de Garotinho, por 4% (sua taxa máxima nos três programas até agora).



Texto Anterior: Justiça manda TV reapresentar propaganda
Próximo Texto: Evento: Candidatos ao Senado debatem hoje em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.