São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura adota orçamento participativo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOBRAL

Desde 1997, quando Cid Gomes assumiu a Prefeitura de Sobral, começaram a ser implementados no município projetos identificados com o PT, como o orçamento participativo.
O projeto Oficina Escola, que recupera crianças carentes e em situação de risco para trabalharem na restauração do patrimônio histórico da cidade, é coordenado pelo petista José Clodoveu de Arruda Coelho, sobralense que passou a infância ao lado de Ciro e Cid. O projeto foi premiado pelo Unicef neste ano e pelo Ministério da Cultura, no ano passado.
"Amadurecemos a ponto de aprender a conviver com as diferenças", disse Coelho, que é secretário de Cultura de Sobral. A mortalidade infantil, que era de mais de 70 mortes em cada mil nascimentos antes de 1996, passou para 33,2 em 1999.
O próprio Ciro ajudou a articular a aliança entre PT e PPS. Do lado petista, a liderança nacional que foi ao município abençoar a união na época foi o presidente do partido, José Dirceu.
O município, apelidado de "United States of Sobral" por um suposto cosmopolitismo gerado na época em que era passagem obrigatória para quem se dirigia para fora do país pelo porto de Camocim, possui uma escola de inglês e espanhol pública para crianças carentes.

Arco do Triunfo
Na principal avenida de Sobral, uma miniatura do parisiense Arco do Triunfo, nas cores branco e azul, é o portal de entrada do município -uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima.
Hoje oposição, PFL e PMDB, representados pelas famílias Prado e Barreto, que se mantiveram no poder de 1963 a 1996, criticam a administração de Cid Gomes.
A principal crítica é que o prefeito e a família Ferreira Gomes são "perseguidores". "Toda a família é conhecida por ser perseguidora, prepotente, usa o poder para intimidar quem está contra", disse Lintof José Linhares Torquato, advogado do PMDB no município. "É conhecido que o Cid faz uma boa administração, mas também existem problemas e até quem é contra tem medo de falar por causa da intimidação que sofre", disse o advogado.


Texto Anterior: Família Gomes disputa poder desde 1890
Próximo Texto: Na Escola: 'Ciro sempre quis ser presidente'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.