São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PTB assedia presidente do BC e se oferece a ele

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em evento que parecia convenção de partido, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, recebeu ontem convite formal para se filiar ao PTB. Reverenciado pelo presidente da sigla, deputado Roberto Jefferson (RJ), e pelo ministro petebista Walfrido Mares Guia (Turismo), Meirelles foi tratado como "ministro".
"Se ele decidir se candidatar, o coração do PTB estará sempre aberto", disse Jefferson, entre abraços e poses para fotos com Meirelles, convidado pelo partido para dar palestra a seus integrantes, na sede em Brasília, sobre a economia. Era para ter sido um evento fechado -ao menos era a previsão da assessoria do BC. A imprensa, porém, foi convidada.
Assim que Meirelles chegou, a assessoria do PTB organizou uma entrevista. Constrangido, ele foi questionado sobre se teria novas pretensões políticas e se iria aceitar o convite petebista. "Não tenho plano de filiação a nenhum partido. Estou totalmente focado na minha atividade no BC", disse.
Em 2002, Meirelles se elegeu deputado federal pelo PSDB em Goiás, mas, ao ser convidado pelo governo Lula a ocupar a presidência do BC, teve de abrir mão do mandato e deixar a sigla tucana.
Neste mês, porém, após uma série de acusações de irregularidades nas declarações de renda de Meirelles, o governo resolveu alçá-lo à condição de ministro -o que deu a ele a prerrogativa de ser julgado só pelo Supremo Tribunal Federal no caso de ações. Uma vez ministro, Meirelles poderia voltar a se filiar a partido. A medida provisória editada para lhe conferir esse status ainda precisa ser aprovada pelo Congresso.
Jefferson e Mares Guia disseram que o interesse do PTB por Meirelles não é novo. (LEONARDO SOUZA)


Texto Anterior: Petebista diz que CPI é esgoto da sociedade; Antero fala em "devassa"
Próximo Texto: Janio de Freitas: Caro Meirelles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.