São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em almoço, presidentes de PFL, PMDB e PSDB negociam trégua

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os presidentes do PMDB, do PFL e do PSDB firmaram ontem uma trégua para assegurar o bom funcionamento do Congresso até o final do ano. A única condição, feita pelo PFL, é que o PMDB não tente postergar o julgamento de Jader Barbalho (PA) no Conselho de Ética do Senado.
O PFL também se comprometeu a não criar problemas para o novo presidente da Casa, Ramez Tebet (PMDB-MS), o que foi comunicado a ele por Jorge Bornhausen (PFL-SC). Para restabelecer a normalidade nas votações do Senado e do Congresso, os três partidos também devem preparar uma pauta com os assuntos prioritários a ser tocados até o final do ano. Os deputados Michel Temer (PMDB), José Aníbal (PSDB) e o senador Jorge Bornhausen combinaram ainda que farão reuniões parecidas semanalmente. O almoço dos três estava previsto para 11 de setembro, mas foi adiado, a pedido de Temer, que acabara de ser eleito para a presidência do PMDB tendo de assumir o discurso de seus adversários: o da candidatura própria à Presidência da República.
Os presidentes das três principais siglas que compõem a coligação governista deixaram para tratar da sucessão presidencial após 5 de outubro próximo, quando se encerra o prazo das filiações partidárias. Os três partidos jogam com o tempo e esperam para ver como decanta o terreno sucessório. O PFL está surpreso com o crescimento do nome de Roseana Sarney (MA) nas pesquisas. Se ela chegar a 20% nas intenções de votos, passa a ser uma candidatura a ser considerada.
A perplexidade do PSDB é o baixo desempenho de seus candidatos nas pesquisas. E a direção do PMDB a cada dia vê como mais inevitável a realização de prévia, em 2002, para a escolha de seu candidato à Presidência.


Texto Anterior: Pefelista é a mais bem colocada da base governista
Próximo Texto: Ministro se filia hoje ao PSDB-CE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.