São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO NO ESCURO

Problemas na transmissão de dados causaram adiamentos

PT adia resultado de eleição interna pela terceira vez

DA REPORTAGEM LOCAL

O PT adiou ontem pela terceira vez a divulgação dos resultados finais da votação para eleger a nova direção do partido. Os números deveriam ter sido apresentados na quinta-feira passada, mas, devido a problemas no sistema de transmissão de dados dos locais de votação para a central em São Paulo, a apuração tem sofrido sucessivos adiamentos.
Até ontem, a Comissão Nacional de Coordenação do Processo Eleitoral do partido não havia conseguido reunir todos os dados enviados pelos Estados. A votação ocorreu em 2.834 municípios: 58% por meio de urna eletrônica e o restante por urnas comuns.
Com a pane no sistema, as comissões eleitorais formadas nos Estados tiveram de coletar os resultados da votação em cada cidade e então enviar os resultados para a comissão eleitoral nacional.
Há Estados que ainda estão reunindo os dados. Em algumas cidades, não há como enviar o resultado da apuração.
Ao todo foram gastos R$ 800 mil na eleição. O sistema de transmissão dos dados custou cerca de R$ 20 mil. A maior parte do dinheiro foi gasta com viagens, hospedagens e impressão de material dos seis candidatos à direção da Executiva Nacional.
O deputado José Genoino, presidente interino do partido, afirmou ontem que faltavam apenas as informações referentes à eleição em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na Bahia. O resultado final deveria ser divulgado hoje.
A Executiva Nacional afirmou, entretanto, que faltavam ainda dados de dez Estados. O resultado ficaria para amanhã.
Para Genoino, o atraso na divulgação do resultado da eleição mostra que o partido precisa aprimorar seu processo de votação. "A demora ocorreria de qualquer maneira. O partido precisava contabilizar os votos manuais", afirmou o deputado.
Com base na apuração feita até agora, o deputado José Dirceu foi reeleito com 58% dos votos.
Em segundo lugar, ficou o ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont e em terceiro, Júlio Quadros.
""Por essas contagens paralelas, o grupo hegemônico conseguiu uma vantagem menor do que esperava. O resultado é positivo, aumenta um pouco a pulverização do partido, e isso é muito bom", disse Raul Pont.
Anteontem, Dirceu foi internado no Incor, em São Paulo, depois de sofrer uma crise de hipertensão. Ele recebeu alta ontem.

Recursos
A Executiva Nacional do partido deve analisar a partir do mês que vem recursos sobre a eleição interpostos por alguns Estados . Entre eles estão os de cinco cidades de Santa Catarina que não participaram do processo e o pedido do diretório de Minas Gerais para antecipar a eleição em cidades que não tiveram quórum no dia da votação, como Belo Horizonte e Contagem. Uma nova eleição ocorreria apenas em 2002.


Colaborou a Agência Folha

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Investigação: STJ vai decidir quem deve julgar Maluf no caso Jersey
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.