São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Texto Anterior | Índice

País aproveita melhor o cenário global, diz Palocci

DO ENVIADO ESPECIAL A WASHINGTON

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, afirmou ontem em Washington que o Brasil está "aproveitando hoje bastante melhor do que antes os ventos favoráveis da economia global".
Questionado se o país vai bem somente por causa da demanda e do desempenho de outras economias, como a chinesa e a norte-americana, Palocci disse que já houve "momentos de nossa história recente em que o ambiente internacional era favorável e o Brasil cresceu muito pouco".
"O atual ciclo de recuperação começou no final de 2002 e agora estamos crescendo mais dentro de um ambiente favorável", disse Palocci.
Para o ministro, "o mais importante é que depois de passar por um período forte de ajuste em 2003, já estamos crescendo há oito trimestres a uma taxa em torno de 4,5%". Naquele ano, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu só 0,5%.
Segundo Palocci, um crescimento como o atual, no patamar de 4,5% ano, não é uma taxa baixa para o Brasil. "Na média da década anterior [anos 90], crescemos em um ritmo que era a metade do atual", disse o ministro.
"Estamos sendo ajudados por um cenário [externo] favorável, sem dúvida, mas se não tivesse havido rigor em nossa política [econômica], não estaríamos aproveitando", afirmou. (FCZ)


Texto Anterior: Perfil: Colombiano é autor de livros sobre crise e desenvolvimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.