São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / RECIFE

Cassado, João da Costa faz hoje seu maior comício

Partido quer reunir 20 mil pessoas em ato de desagravo; participação de Lula é dúvida

Planalto não quer confundir apoio do presidente com crítica à decisão judicial; governador e atual prefeito já confirmaram presença

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Sem a confirmação da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o PT realiza hoje, em Recife, o maior ato público da campanha do candidato do partido à prefeitura, João da Costa.
Pressionada pela cassação da candidatura do petista, a organização pretende reunir pelo menos 20 mil pessoas num comício à noite, no centro da cidade. O PT quer transformar o evento em um ato de desagravo e de demonstração de força política contra a oposição.
A expectativa da presença de Lula motiva a militância, apesar de o presidente não ter confirmado participação. A Folha apurou que, além da dificuldade de organizar uma visita de última hora, preocupava o Planalto a possibilidade de o apoio ser confundido com uma crítica à decisão judicial.
Lideranças dos 16 partidos que integram a aliança de Costa já confirmaram presença. Estarão no palanque o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o prefeito de Recife, João Paulo (PT).
Com só mais três dias de propaganda na TV antes do primeiro turno, a aliança governista planeja usar imagens do comício para tentar neutralizar ataques da oposição. O petista lidera a última pesquisa do Datafolha feita em Recife, com 48% das intenções de voto.
Costa teve sua candidatura cassada terça-feira, por uso da máquina da prefeitura, que é administrada pelo PT. O juiz eleitoral Nilson Nery, autor da sentença, ainda declarou o petista inelegível por três anos.
O candidato recorreu da decisão, alegando "falhas na sentença, ausência de provas, nulidades e cerceamento da defesa". O TRE só deverá julgar o recurso após o primeiro turno. Enquanto isso, a campanha se acirra. Ontem, dezenas de carros de som circularam na cidade para atacar e apoiar Costa.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Chefe da campanha de Fogaça é investigado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.