São Paulo, sábado, 26 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISÃO HISTÓRICA

"FHC abriu caminho à centro-esquerda"

DOS ENVIADOS A CAXAMBU

O historiador Fernando Novais (Unicamp) disse ontem em Caxambu (MG) que o legado da gestão Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é a criação de condições para que o país tenha um governo de centro-esquerda. Sobre o impacto na história do país de uma eventual chegada do PT à Presidência, o historiador comentou, irônico: "Lula vai inaugurar a época do socialismo universal do reino de Deus".
Novais participou da mesa-redonda "Crença: Processos e Estruturas Cognitivas", ao lado de Renato Lessa (Iuperj) e Cícero Araújo (USP), durante encontro da Anpocs.
"Não se compreendeu direito os dois mandatos de Fernando Henrique", disse Novais. "Isso é uma questão para os historiadores do futuro. Eu diria que eles irão concluir que FHC criou condições para que possa ocorrer um governo de centro-esquerda no Brasil."
Ele diz que votará em Lula, apesar de ter votado em branco no primeiro turno. "Sempre votei no Lula, o FHC ficou muito chateado comigo por isso. No primeiro turno, como o voto é ideológico, votei em branco, pois Lula fez aliança com o socialismo universal do reino de Deus. No segundo, o voto é útil, então voto no Lula."
O historiador, autor do clássico "Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808)", é amigo pessoal de FHC. No começo dos anos 60, ambos participaram de um seminário sobre "O Capital", de Karl Marx, ao lado do filósofo José Arthur Giannotti, do economista Paul Singer e da antropóloga Ruth Cardoso, hoje primeira-dama.



Texto Anterior: Ciências Sociais: PT terá de romper ortodoxia, afirmam cientistas políticos
Próximo Texto: Dialéticas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.