São Paulo, sábado, 26 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOTAÇÃO

Nos 14 Estados em que há segundo turno regional, a escolha entre Lula e Serra é a última a ser feita amanhã na urna

Vote para governador, depois presidente

TIAGO AGUIAR
DA REDAÇÃO

Amanhã, 115.254.113 brasileiros voltarão às urnas para decidir o segundo turno das eleições presidenciais. Em 14 Estados, 61.562.402 eleitores decidirão quem será o governador pelos próximos quatro anos.
Como no primeiro turno, as seções eleitorais serão abertas às 8h e a votação se encerrará às 17h. Os eleitores votarão na mesma seção eleitoral do turno anterior, no mesmo endereço. Qualquer dúvida poderá ser tirada junto à Justiça Eleitoral através dos telefones e endereços listados na arte abaixo.
Os 14 Estados com voto para governador e presidente são os seguintes: Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Pará, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima.
Nestes Estados, os eleitores votarão primeiro para o governo e depois para presidente.
Nos demais Estados, os eleitores votarão apenas para presidente.

Filas
O grande problema do primeiro turno foram as filas que levaram alguns eleitores a demorar até cinco horas para votar. A Justiça Eleitoral diz que não haverá filas neste segundo turno das eleições. Com apenas dois cargos para votar -foram seis no primeiro turno-, os eleitores devem demorar muito menos na votação.
Para anular o voto, o eleitor deve digitar um número que não pertença a nenhum candidato, por exemplo, "00", e confirmar o voto na tecla verde (Confirma).
Para votar em branco, deve pressionar a tecla branca e confirmar o voto.
Caso o nome, número e foto que aparecer na tela da urna não for o do seu candidato, você deve apertar a tecla laranja (Corrige) e recomeçar o seu voto.

Justificativa
Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral deverão justificar a ausência. A justificação pode ser feita em qualquer seção eleição, de graça, através dos postos de justificativa. Os formulários de justificativa estarão disponíveis nos locais de votação, mas o eleitor poderá retirá-los com antecedência nos Cartório Eleitorais ou imprimi-los através do site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br).
Quem estiver fora do país ou impossibilitado de comparecer a uma seção eleitoral amanhã terá o prazo de 30 dias após o regresso para apresentar justificativa à Justiça Eleitoral.



Texto Anterior: Paraná: Requião diz que nomeará irmão para secretaria
Próximo Texto: Inconsciente Eleitoral - Marcelo Coelho: O novo, o povo, os neobobos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.