São Paulo, terça-feira, 26 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hackers picham site da Prefeitura de SP

DA FOLHA ONLINE
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao menos cinco páginas do site da Prefeitura de São Paulo foram invadidas e adulteradas na madrugada de sexta para sábado. O grupo de hackers substituiu as páginas originais por mensagens ofensivas contra os políticos brasileiros, prática chamada "defacement". Segundo a prefeitura, o grupo é conhecido por "int3rc3pt0r" (interceptor).
"Só sabem gastar dinheiro, nunca olha (sic) para os pobres", dizia a pichação deixada pelos piratas, segundo o Zone-H (www.zone-h.org), site de segurança da informação que arquiva sites invadidos.
Entre as páginas afetadas pelos hackers, estariam as do Natal Sem Fome e do Portal dos Mil Povos. Ontem, o serviço já estava normalizado. Mas a prefeitura nega.
Segundo a assessoria do governo eletrônico, órgão da prefeitura responsável pelo site, os hackers "pularam o muro, mas não conseguiram arrombar nada".
Ou seja, picharam as páginas, mas não apagaram nem alteraram nenhum dado definitivo.

Link
Quem entrou no site, ao clicar em um link, em vez de cair no endereço certo acabava na página onde estavam as ofensas aos políticos. Segundo a assessoria da prefeitura, em nenhum momento Marta foi citada nominalmente. Por precaução, o governo eletrônico tirou do ar ontem o servidor que sustenta outros sites.


Texto Anterior: Vizinho vai à Justiça para manter críticas
Próximo Texto: Nuvem de lágrimas: Heloísa diz que Serra e Marta 'se merecem'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.