São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FLORIANÓPOLIS

Peemedebista deve impor 3ª derrota consecutiva a Amin

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Candidato mais bem votado no primeiro turno, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), tenta se reeleger e impor a terceira derrota eleitoral consecutiva ao ex-governador Esperidião Amin (PP). À frente nas pesquisas, Berger pode obter seu quarto mandato seguido como prefeito.
Eleito na capital, em 2004, pelo PSDB, o agora peemedebista exerceu dois mandatos como prefeito, pelo então PFL, em São José, na região metropolitana, entre 1997 e 2004. Na eleição deste ano, seu irmão Djalma Berger (PSB) foi eleito prefeito do município.
No segundo turno, o prefeito contou com o apoio do DEM e do PSDB, siglas que ajudaram o PMDB, de Luiz Henrique da Silveira, a vencer o próprio Amin, dois anos atrás, na disputa para o governo catarinense.
Ex-aliado do PFL de Jorge Bornhausen, que o ajudou a se eleger governador há dez anos, Amin tenta agora atrair votos de eleitores mais à esquerda. Derrotado por Luiz Henrique em 2002 e 2006, ele teve, no segundo turno deste ano, apoio do PC do B.
Na campanha, Amin radicalizou o discurso contra Luiz Henrique, dizendo que Florianópolis não pode "se dobrar" a um governador "que não lhe queira bem". A base eleitoral do governador é Joinville (SC).
Explorou ainda o fato de Berger ter sido investigado pela Polícia Federal por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção em favor de empreendimentos imobiliários -o prefeito nega as suspeitas. Entre suas propostas está a redução de tarifa para ônibus em horário de pico. Duas vezes prefeito e governador, disse que esta é sua última eleição para cargo no Executivo.
Berger, por sua vez, disse que teve, na campanha, a chance de mostrar seu trabalho -ressaltou suas obras na saúde e na educação.


Texto Anterior: São Luís: De olho em 2010, partidos se dividem entre Castelo e Dino
Próximo Texto: Belo Horizonte: Após virada, Lacerda atinge 59% e deve ser eleito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.