São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À frente 14 pontos de Rosário, Fogaça deve vencer em Porto Alegre

Segundo o Datafolha, candidata petista tem 43% dos votos válidos e o peemedebista, 53%; só 6% dos eleitores afirmam que ainda podem mudar os votos

SIMONE IGLESIAS
ENVIADA ESPECIAL A PORTO ALEGRE

GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), deve ser reeleito hoje, segundo pesquisa Datafolha realizada na sexta-feira e neste sábado. O peemedebista alcançou 57% dos votos válidos contra 43% da deputada Maria do Rosário (PT).
Em relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 21 e 22, a diferença entre eles caiu de 16 para 14 pontos percentuais -uma oscilação que está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, Fogaça está com 51% e Rosário, com 38%. Eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo são 5%, mesmo percentual de indecisos. Cada ponto percentual na estimulada equivale a 10 mil eleitores aptos a votar em Porto Alegre.
No primeiro turno, o atual prefeito alcançou 44% dos votos válidos, e a petista, 23%.
Na condição de favorito, Fogaça fez campanha neste sábado no Mercado Público, um dos pontos de encontro mais tradicionais de Porto Alegre.
Ele cumprimentou eleitores junto com as filhas Carmela, 31, e Francesca, 9. "Tudo que precisava ser dito foi dito, mostramos o que fizemos no presente e o quanto disso tem uma semente para o futuro da cidade."
O crescimento de Rosário, pelas pesquisas de opinião divulgadas nos dois últimos dias, ainda que insuficiente para virar a disputa, levou oxigênio à campanha eleitoral.
Ontem, a chuva não impediu a candidata de fazer carreata em carro aberto pela periferia de Porto Alegre com o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).
Ela esperava a companhia da deputada Manuela D"Ávila (PC do B), sua adversária no primeiro turno, prometida para às 9h, o que não ocorreu. As duas, que trocaram farpas na primeira etapa da disputa, foram se encontrar apenas por volta das 15h para fazerem juntas outra carreata na zona sul da capital.

Lula
Manuela fez 15% dos votos válidos no primeiro turno. Dos eleitores que disseram ter votado na comunista, 49% manifestaram preferência por Rosário e 38% em Fogaça. A petista ganhou terreno nos últimos dias entre os eleitores de Manuela, já que no levantamento anterior os eleitores demonstravam preferência pelo peemedebista.
A pesquisa Datafolha foi realizada depois de ir ao ar nos programas de rádio e de TV da candidata depoimento do presidente Lula. Na gravação, Lula pede aos eleitores "reflexão" no dia da votação e pede apoio a Rosário, dizendo que ela esteve do seu lado em todos os momentos, "até nos mais difíceis".
A entrada de Lula na campanha da petista levou Fogaça a fazer críticas à posição do presidente. Até saber do depoimento, o peemedebista vinha elogiando seu comportamento "equânime", mas depois classificou de injusta e partidarizada a atitude de Lula. O levantamento do Datafolha também pegou os eleitores após a realização do último debate entre os candidatos, que ocorreu na noite de sexta e foi exibido pela RBS TV (afiliada da TV Globo).
Dos entrevistados pelo Datafolha, 42% disseram ter assistido a pelo menos uma parte do debate. Deste universo, quase a metade (49%) respondeu não saber quem se saiu melhor ou que nenhum dos dois candidatos foi bem. Este resultado aponta que o último duelo televisivo entre Fogaça e Rosário deve ter pouca influência na decisão do eleitor.
Dificilmente o quadro eleitoral sofrerá alteração até a votação deste domingo. A pesquisa aponta que 94% dos eleitores descartaram mudar o voto.
Apenas 6% afirmam que seu voto ainda pode mudar. Entre os eleitores que têm intenção de votar em Rosário, 6% disseram que ainda podem mudar de idéia. Entre os que pretendem votar no atual prefeito, 5% admitiram que seu voto ainda pode mudar.
O Datafolha ouviu 1.858 eleitores em Porto Alegre. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número 128/2008.


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Paes e Gabeira chegam ao final empatados
Próximo Texto: Prefeito deve ser o 1º reeleito na capital gaúcha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.