São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem qualquer apoio formal de Lula, petista aposta em virada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR
DA ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

Sem apresentar nenhuma declaração de apoio do presidente Lula, principal cabo eleitoral do PT, o deputado federal Walter Pinheiro tenta hoje mudar prognósticos de pesquisas e dar ao partido sua primeira vitória na Prefeitura de Salvador.
Nos últimos dias, o governador Jaques Wagner (PT), que teve pouca participação no primeiro turno, entrou ostensivamente na campanha.
Discursou em comícios, gravou mensagens para o programa eleitoral e criticou duramente o prefeito João Henrique (PMDB), adversário do petista. Também entrou em rota de colisão com o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), o "comandante" da campanha peemedebista.
No primeiro turno, somente na reta final, quando pesquisas indicavam que Pinheiro podia ficar fora da disputa, é que Wagner gravou uma mensagem de apoio. O governador nega ter abandonado Pinheiro.
"Não concordo. No primeiro turno, por uma questão de lealdade, eu disse que tinha três candidatos da base, mas que a minha preferência era Pinheiro. E aí não entrei com tanto peso na campanha."
De fato, antes do início do horário eleitoral gratuito, Wagner discursou nas convenções de Antonio Imbassahy (PSDB), de João Henrique (PMDB) e de Walter Pinheiro. Em todas, disse que a eventual vitória do candidato o alegraria.
Pinheiro, que disputa a sua primeira eleição majoritária, minimiza os problemas. "O presidente Lula participou de toda a campanha por meio de projetos, idéias e popularidade. Todos os eleitores brasileiros o identificam com o PT."
O deputado afirmou também que o governador "arregaçou as mangas" no segundo turno. Assim como aconteceu no primeiro, Pinheiro aposta na militância petista para derrotar João Henrique. "Tradicionalmente, o PT cresce muito nos momentos de chegada", disse. (LS e LF)


Texto Anterior: Trunfo do PMDB em Salvador confirmará ascensão na Bahia
Próximo Texto: Blairo perde força caso tucano se reeleja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.