São Paulo, segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Povoado de Jabuti espera chegada de luz há 20 anos

DO ENVIADO AO MARANHÃO

Formado por 12 casas na zona rural de Esperantinópolis (MA), o povoado de Jabuti pacientemente espera por energia elétrica há mais de 20 anos.
Encravado entre morros cobertos de palmeiras de babaçu no interior do Maranhão, a 350 km de São Luís, o município é um dos que, segundo processo que corre no TCU, registraram fraudes no Luz para Todos.
O número de consumidores de energia em Esperantinópolis caiu de 4.139 para 4.108 entre 2004 e 2006, embora tenham sido feitas 102 ligações do Luz para Todos no período.
Para o sindicato de funcionários da companhia energética do Estado (a Cemar), o número de consumidores deveria ter aumentado com o programa de eletrificação -a menos que tivesse havido um esvaziamento na zona rural, o que, segundo a entidade, não foi comprovado.
O sindicato cita outra cidade, a de Pedro do Rosário, a 126 km de São Luís, que recebeu 1.407 ligações, mas registrou queda do número de famílias com luz elétrica -de 1.046 para 1.027.
A Cemar alega que os sindicalistas usaram dados desatualizados e nega fraude.
Esperantinópolis já teve outros nomes. "Era Centro do Boi, depois passou a ser Boa Esperança e agora é Esperantinópolis. O nome ficou mais bonito, mas a energia não chegou", reclama Maria das Graças, 56, matriarca do povoado Jabuti.
"Tenho esperança, porque sempre vejo o Lula falar que tem luz para todos", diz o agricultor Cícero Vicente dos Santos, 61, marido de Maria das Graças. Ver é modo de falar. Cícero escuta pelo rádio à pilha o presidente, de quem é eleitor.
Além de suas utilidades comuns, a energia elétrica para o povoado seria importante no processo de aproveitamento do coco de babaçu, cuja casca serve à produção de carvão.
O povoado nunca teve energia em casa. Seus moradores tomam banho frio de balde, jantam à luz de lamparina e dormem por volta das 19h. (HC)


Texto Anterior: Nas mãos de aliados de Sarney, Luz para Todos fracassa no MA
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.