São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO

Equipe pode dar alta para Covas na quarta-feira

DA REPORTAGEM LOCAL

O urologista Sami Arap, chefe da equipe médica que operou o governador de São Paulo, Mário Covas, disse ontem que o paciente poderá receber alta já na próxima quarta-feira.
A previsão inicial era a de autorizar a saída de Covas, que está internado desde o último dia 19 no Instituto do Coração, na sexta-feira ou no sábado.
"A alta poderia ser antes. De repente, ele pode ir na quarta-feira. Não há nada marcado, vai depende da progressão", afirmou Arap.
Covas se recupera de uma cirurgia para a retirada de dois tumores malignos a que foi submetido na terça-feira. A operação terminou com a extração do reto e de parte da neobexiga e do intestino delgado.
Ontem, o governador voltou a apresentar uma alteração dos batimentos cardíacos. Chamado de fibrilação atrial, o distúrbio manifestado pelo coração de Covas provocava modificação no ritmo dos batimentos caracterizada por batidas rápidas, irregulares e frequentes.
Detectada por volta das 6h, a fibrilação foi controlada duas horas depois, com a ajuda de remédios, segundo o urologista Arap.
"Esse distúrbio não preocupa em nada. É parte do quadro de desconforto, desidratação e agressão cirúrgica", declarou.

Pastel
A equipe médica que assiste o governador começará hoje a liberar a ingestão de alimentos sólidos. Ele deverá comer batatas e purê, segundo os médicos.
Ontem de manhã, Covas pediu para comer pastel, mas um dos médicos, em tom de brincadeira, negou o pedido, dizendo que isso só seria possível se fosse batido no liquidificador.
"O governador está muito bem-humorado, dormiu bem à noite. Estamos entrando em fase de vôo de cruzeiro", declarou Arap.
Apesar dos progressos notados pelos médicos, Covas continua utilizando uma sonda para esvaziamento da neobexiga. A sonda deverá permanecer ainda mais alguns dias ligada ao governador.
De acordo com a equipe médica, Covas continua fazendo fisioterapia para recuperação motora. Ontem, ele deveria andar novamente pelo quarto.
Segundo os médicos, Covas voltou a receber ontem relatórios preparados por sua assessoria. De acordo com Arap, mesmo após a alta, ele deverá ficar alguns dias de resguardo em casa, limitando suas atividades externas.
Estiveram ontem no Incor prestando solidariedade ao governador o presidente municipal do PPB, Adhemar de Barros Filho, e três secretários estaduais: Antonio Angarita (Governo), João Caramez (Casa Civil) e João Carlos Meirelles (Agricultura).


Texto Anterior: Aumento não serve de referência
Próximo Texto: No Planalto - Josias de Souza: Governo engasga com R$ 180 e engole R$ 690 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.