São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministra é a mais importante, dizem deputados

VALDO CRUZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Gerente do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e cotada para disputar a sucessão do presidente Lula, Dilma Rousseff (Casa Civil) é apontada em pesquisa realizada com deputados como a representante da Esplanada dos Ministérios mais importante do governo e a que tem melhor imagem na opinião pública.
Dilma praticamente não tem adversário dentro do governo na lista do mais importante assessor de Lula. Enquanto 48,9% dos deputados ouvidos a colocam em primeiro lugar, no segundo posto vem o ministro Guido Mantega (11,6%), chefe do Ministério da Fazenda, pasta que costuma guindar seu titular à condição de homem mais poderoso do governo, depois do presidente.
A posição de Dilma não é tão tranqüila, porém, no ranking dos ministros com melhor imagem junto à opinião pública. Nesse quesito, o também petista Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social e responsável pelo Bolsa Família, se aproxima da chefe da Casa Civil. Ele conta com 16,9% da preferência dos deputados, enquanto ela tem 20,1%. Em terceiro lugar está outro petista, o ministro Fernando Haddad (Educação), com 14,6%.
Realizada no final do ano passado, a pesquisa da FSB Comunicações, empresa de comunicação corporativa, ouviu 249 dos 513 deputados da Câmara. O universo pesquisado atingiu 17 dos 20 partidos políticos do Congresso, distribuídos de forma praticamente proporcional ao tamanho de suas bancadas.
Um dado da pesquisa revela ser procedente a informação de que Dilma não é unanimidade em seu partido, que faz ressalvas à inexperiência da ministra em campanhas políticas e a uma suposta falta de carisma no contato com eleitores.
O percentual de petistas que escolhe Patrus o ministro com melhor imagem na opinião pública supera o de Dilma -35,4% a 20,8%. Esse é um dado que costuma ser levado em conta por analistas na escolha de um nome com potencial para ser um bom candidato. Assim como Dilma, Patrus é relacionado no grupo de potenciais candidatos à Presidência.
A pesquisa mostra ainda que os dois petistas dividem a atenção da oposição. O Democratas, ex-PFL, surge como segundo partido a classificar a chefe da Casa Civil como a que tem melhor imagem. No partido, 20% escolheram Dilma, percentual bem próximo dos 20,8% de petistas.
No ranking de Patrus Ananias, são os tucanos que ocupam o segundo lugar -20,8% dos deputados do PSDB optaram por ele, contra apenas 8% de democratas.


Texto Anterior: Para Lula, Dilma precisa de jogo de cintura para sucedê-lo
Próximo Texto: 85% da Câmara prefere a Folha, afirma pesquisa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.