São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais 2 processos contra a Folha são extintos

Duas decisões de ontem, em MS e no RN, extinguiram ações movidas em nome de fiéis da Igreja Universal

DA REDAÇÃO

Duas novas decisões judiciais proferidas ontem extinguiram ações movidas em nome de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus contra a Folha. Dessa forma, chega a nove o número de casos em que magistrados decidiram a favor do jornal.
Em Aparecida do Taboado (MS), o juiz substituto Marcus Abreu de Magalhães considerou que a "presente demanda não pode prosperar para a decisão de mérito por falta de legitimidade ativa do autor da demanda e falta de interesse processual".
Até a noite de ontem, 63 ações de indenização por danos morais haviam sido ajuizadas contra a Folha e a repórter Elvira Lobato, em Juizados Especiais de vários Estados, inclusive em cidades onde o jornal não circula. Os vários deslocamentos pelo país encarecem e dificultam a defesa.
As ações estão em nome de fiéis da igreja que dizem se sentir ofendidos com reportagem "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em dezembro.
Em Caicó (RN), a juíza Janaína Lobo da Silva Maia também extinguiu a ação ontem. "Entendo que o autor não possui legitimidade para figurar no pólo ativo da presente ação quando ficou suficientemente evidenciado que o fato gerador é matéria jornalística sobre a pessoa jurídica a qual o mesmo alega ser vinculado de alguma forma", escreveu a juíza.
Segundo ela, o autor da ação, Rubens Gomes da Silva, "apesar de ter se qualificado como pastor e dizimista da igreja, não acostou aos autos qualquer documento comprobatório de tal fato". A juíza complementou que, mesmo que ele tivesse comprovado, a ação "restaria fulminada de pronto, pois o autor ajuizou o processo em nome próprio".


Texto Anterior: Líderes vão tirar do Orçamento anexo de R$ 534 milhões
Próximo Texto: Jornal destaca frase de Lula sobre imprensa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.