São Paulo, Terça-feira, 27 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPOSIÇÃO
Petista quer "campo de debates" entre tendências
Tarso Genro pede "desbloqueio das barreiras" de facções do PT

da Agência Folha, em Porto Alegre

O ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro (PT) quer o ""desbloqueio das barreiras" entre as tendências existentes no partido, sem que elas sejam destruídas.
""O nosso objetivo é criar um clima de intercâmbio político. As discussões de fundo no PT ocorrem, normalmente, dentro das tendências. Queremos um desengessamento das tendências sem que elas terminem. Pelo contrário, queremos o seu fortalecimento político", disse Genro ontem, para a Agência Folha.
Neste fim de semana, em Porto Alegre, Genro reuniu mais de 300 pessoas na Usina do Gasômetro, centro da cidade. Desse encontro saiu o documento ""PT para o poder". Ou seja, uma proposta para que seja aberto um ""campo de debates" que abranja todas as tendências, com encontros a serem agendados futuramente.
Entre as medidas citadas pelo grupo liderado por Genro, estão ""a reciclagem das relações, a elevação do diálogo, a desburocratização". A possibilidade de ser criada, a partir disso, mais uma tendência, foi negada por Genro.
Entre os objetivos do documento, estão o de ""propor a superação da atual polaridade interna do partido, que tem obrigado os militantes a opções, nem sempre politizadas, entre dois campos (radical e moderado), que muitas vezes se revelam apenas formas de agrupamento para o exercício do poder, no interior dos nossos governos ou internamente". Há, também, o de ""não aceitar discriminação de qualquer força política atuante no partido".
O documento será apresentado no 2º Congresso Nacional do partido, a se realizar em novembro.


Texto Anterior: MST prepara reação em fábrica de SP
Próximo Texto: Médicos suspendem quarta e última quimioterapia de Covas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.