São Paulo, sábado, 27 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa-Família terá maior integração, diz ministro do Desenvolvimento Social

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, afirmou que o Bolsa-Família está entrando em uma nova fase de integração com outros programas sociais do governo, como o Luz para Todos e os relacionados a educação.
O objetivo, segundo ele, é ampliar as "portas de saída" dos programas, que possibilitariam aos beneficiários do Bolsa-Família abdicarem da ajuda do governo em um período menor.
Ananias afirma, no entanto, que o Brasil ainda precisará manter um programa assistencial do tipo por muito tempo, "pois sempre teremos famílias que, por uma certa circunstância, estarão em situação de vulnerabilidade", disse.
Ananias participou na quinta-feira do seminário "Pobreza no Brasil: O Que Fazer?", realizado na sede da Folha. Também discutiram o assunto Marcelo Neri, da FGV-RJ (Fundação Getúlio Vargas-Rio), Ricardo Paes de Barros, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Sonia Rocha, do Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade).
A conclusão geral da mesa foi que os níveis de pobreza e desigualdade no país diminuíram de forma significativa nos últimos anos, principalmente até 2004. Mas existem dúvidas sobre se a tendência permanece com o mesmo vigor hoje.
Sonia Rocha diz que as maiores reduções, a partir de 1995, têm ocorrido na área rural. "Entre 2003 e 2004, no entanto, houve melhoria nas três áreas", afirmou.
O economista Ricardo Paes de Barros afirmou que a redução da desigualdade social continua sendo um fator de mais influência na melhora nos indicadores sociais do que a própria taxa de crescimento. Para Marcelo Neri, é bastante provável que 2006 traga um novo ciclo de aumento da renda.


Texto Anterior: Sociólogo faz plano contra desigualdade
Próximo Texto: Eleições 2006/O presidente: Lula diz que repetirá "paz e amor" da campanha de 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.