São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Grupo divulga ideias radicais pela internet

DA REPORTAGEM LOCAL

O "Jihad Media Battalion" é uma organização virtual que propaga na internet um islã radical baseado na nostalgia de uma suposta idade de ouro que precisa ser revivida. Os responsáveis defendem a volta do califado que sucedeu Maomé, no qual, segundo eles, prosperava uma sociedade pura e honrosa.
Os inimigos a serem combatidos são os EUA, Israel e os governos árabes aliados das grandes potências.
Usado como uma espécie de relações públicas on-line da Al Qaeda, o "Jihad Media Battalion" abastece com ideias extremistas fóruns de discussão frequentados por muçulmanos e dissemina sua versão sobre o noticiário internacional, além de divulgar vídeos com discursos de clérigos radicais e imagens de ataques antiamericanos no Iraque e no Afeganistão. Não há uma home page fixa.
Existem milhares de fóruns de discussão sobre o islã, a maioria deles voltados apenas para debates teológicos. Mas os sites islâmicos são constantemente rastreados pelos serviços de inteligência de vários países, que tentam identificar membros de organizações ultrarradicais. (SAMY ADGHIRNI)


Texto Anterior: Não existe foco terrorista no país, diz Tarso
Próximo Texto: Saiba mais: Al Qaeda foi enfraquecida após invasão dos EUA no Afeganistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.