São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOMENTO DE FAMA

Neto de Tancredo Neves ocupa o cargo durante viagem de FHC e Marco Maciel à Bolívia

Aécio assume Presidência por três dias

WILSON SILVEIRA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), 41, assumiu ontem a Presidência da República por um período de três dias durante os quais, por delegação de Fernando Henrique Cardoso, pretende negociar e viabilizar a aprovação do pacote tributário que o governo baixa na sexta.
Um incidente marcou a posse do deputado e deixou o Brasil com três presidentes durante 30 minutos, das 8h30 às 9h.
O Lear Jet da Força Aérea que levava o vice Marco Maciel iniciou procedimento de decolagem para a Bolívia minutos antes do avião de FHC (eles não viajam no mesmo avião, por segurança), mas apresentou indicativo de pane na parte elétrica e voltou para ser substituído.
O protocolo exige que o avião do vice decole primeiro, por isso o avião de FHC permaneceu no solo por meia hora com o presidente dentro, à espera da troca de aeronave do vice.
Maciel acompanhou FHC apenas para que Aécio assumisse a Presidência. A iniciativa partiu do próprio vice, que, em abril, recusou convite para ir com FHC ao Canadá, justamente para que Aécio (que disputara a presidência da Câmara com o PFL, seu partido) não assumisse.
Aécio afirmou ter recebido de FHC a incumbência de dar início às negociações do pacote tributário. Eles jantaram juntos anteontem, quando Aécio foi informado de que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, o procuraria para discutir o pacote.
Para seu breve período de interinidade, o deputado recebeu da avó, Risoleta Neves, a caneta Mont Blanc que seu avô Tancredo Neves usava. Aécio atuava como secretário particular de Tancredo durante sua campanha à Presidência. Ganhou, mas acabou não assumindo.
Citado como possível candidato do PSDB à Presidência em 2002, Aécio preferiu não admitir essa possibilidade.
"Hoje cedo, antes de tomar um café preto com um pão de queijo, eu tomei também um antídoto contra a mosca azul", afirmou. A mosca azul simboliza a aspiração a posto elevado, segundo o dicionário "Aurélio".


Texto Anterior: Irmãos tucanos decidem deixar partido
Próximo Texto: Rombo amazônico: Senado quebra sigilo de envolvidos com TDA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.