São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Bola da vez
Ciro Gomes é o novo alvo do PSDB, que está preocupado com o crescimento do presidenciável nas pesquisas. A prioridade dos tucanos é atacar diretamente o candidato da Frente Trabalhista e tentar minar seus palanques estaduais.

Várias frentes
Os tucanos vão insistir na tecla de que Ciro é o "novo Collor". Pretendem também atrair o PPS e o PTB para as candidaturas de Geraldo Alckmin (SP) e Aécio Neves (MG). Nos demais Estados, a ordem é impedir o apoio de pefelistas a Ciro.

Abaixo da cintura
Jutahy Jr. (BA), líder do PSDB, deu o primeiro passo nos ataques: "Ciro perdeu o controle de suas mentiras. Ele diz ser fundador do PSDB, mas se filiou apenas um ano após a fundação. Diz ter impedido o apoio tucano a Collor, mas trabalhou pelo apoio. Ele é um mitômano".

Fator telinha
Ciro, que em sondagens preliminares de institutos de pesquisas teria empatado com Serra, tem ainda 40 minutos de exposição na TV até domingo. Hoje, vai ao ar o programa do PTB.

Na marra
Lula e José Dirceu ameaçam intervir em diretórios do PT que não acertarem alianças estaduais com o PL de José Alencar, como AL, SC e RN. A cúpula petista ainda teme que os liberais desistam da coligação caso não haja acerto nos Estados.

Marketing direto
Junto com o holerite, os funcionários do Senado estão recebendo propaganda de uma empresa que empresta dinheiro "sem avalista e sem SPC".

Caravana ministerial
Dias após ser anunciada como candidata do PSDB ao governo do MS contra Zeca do PT, Marisa Serrano (PMDB) foi a cicerone da visita de três ministros (Barjas Negri, Francisco Weffort e Miguel Reale Júnior) ao Estado num espaço de cinco dias.

Ciúmes petistas
Zeca do PT (MS) disse que vai reclamar com FHC, a quem chama de amigo, da presença maciça dos ministros no Estado. Em todos os eventos, Marisa Serrano e Ramez Tebet (PMDB) apareceram como pais de liberações de recursos federais.

Eleição e especulação
O Ibope registrou no TSE pesquisa presidencial com campo previsto para apenas dez dos 27 Estados, deixando de fora 22,42% do eleitorado brasileiro. Detalhe: a pesquisa foi contratada pela corretora Ágora Senior CTVM S/A, que diz estar a serviço de um cliente internacional.

Dupla versão
Procurado pela Folha, o Ibope disse que foi da Ágora Senior a decisão de pesquisar em apenas dez Estados. A corretora afirmou que o Ibope é o responsável pela metodologia. Posteriormente, o instituto informou que a pesquisa seria ampliada para os 27 Estados. O campo estava previsto para terminar ontem.

Bola murcha
Lula comparou na semana passada Felipão a Malan, a fim de criticar a política econômica de FHC. Anos atrás, Serra, após uma derrota do Palmeiras, disse que Scolari "joga pequeno" e que com "um técnico desses" o time não poderia ganhar.

Por falar em Copa
O Comitê Olímpico Brasileiro tenta agendar para 10 de julho um encontro dos presidenciáveis para discussão de propostas no setor esportivo do país. O evento, se nenhum deles alegar problemas de agenda, como está virando hábito para alguns, vai ocorrer no Rio de Janeiro.

Família unida
Composição das chapas majoritárias do PFL do Maranhão: o suplente de Roseana Sarney ao Senado é seu irmão, Fernando, o do senador Edison Lobão é seu filho, Edinho, e a vice do candidato ao governo do Estado, José Reinaldo, é a deputada Nice Lobão, mulher de Edison.

TIROTEIO

De Paulo Maluf, candidato do PPB ao governo de SP, sobre a PF grampear petistas:
- Nunca no Brasil se cometeram tantas quebras de sigilo e se abriram tantos inquéritos criminais a serviço de partidos políticos que estão no poder como atualmente.

CONTRAPONTO

Questão de afinidade

O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu em Brasília, no último dia 21, um grupo de 14 governadores e secretários de Estado de Segurança Pública para assinar convênios que prevêem a liberação de recursos para o setor. A cerimônia marcou os dois anos de vigência do Plano Nacional de Segurança.
Na fila de cumprimentos, FHC fez uma brincadeira com o governador do Sergipe, Albano Franco (PSDB), aliado de primeira hora do Planalto:
- Albano, você nem me telefonou no dia do meu aniversário, hein?
FHC havia completado 71 anos de idade três dias antes. Apontando para o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, que estava ao lado de Albano e que havia telefonado para o presidente no mesmo dia 18, FHC completou a provocação:
- Até o Zequinha se lembrou de mim...



Próximo Texto: PT sob Suspeita: Empresário aponta novos desvios na prefeitura do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.