São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suplicy pede transparência na CPI

RAFAEL CARIELLO
DA REDAÇÃO

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse ontem ter enviado uma mensagem ao vereador José Montoro Filho (PT) recomendando que os próximos depoimentos à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que ele preside na Câmara Municipal de Santo André sejam abertos ao acompanhamento da imprensa.
"Será mais democrático se forem abertos [os depoimentos"", disse Suplicy, para quem é sempre vantajoso que os trabalhos de CPIs sejam acompanhados pela população.
Montoro Filho, presidente da CPI criada para investigar o suposto esquema de propinas na Prefeitura de Santo André, determinou que fossem ouvidos a portas fechadas os depoimentos das testemunhas sobre o caso.
O senador pediu que sua mensagem, ditada à assessora de Montoro Filho, fosse entregue ao vereador durante a sessão da comissão. No texto, Suplicy se referiu à CPI que levou ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor (90-92) para defender as vantagens da transparência.
O deputado federal e candidato ao governo de São Paulo José Genoino (PT) também defendeu a transparência. "Se tem CPI, todo depoimento tem que ser aberto."
O senador José Eduardo Dutra (PT-SE) afirmou que há circunstâncias em que depoimentos fechados são mais eficazes.
"Isso não é uma questão política", disse Dutra.



Texto Anterior: Promotoria abre duas ações para reaver R$ 46,5 mi
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.