São Paulo, domingo, 27 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Parabéns a você
O Planalto vai bater bumbo pela passagem de um ano e meio de governo Lula. Está acertada a publicação de uma prestação de contas do período. Discute-se ainda a apresentação de um balanço na televisão.

Para presente
Lula viu e aprovou as novas peças publicitárias do governo, algumas já em exibição. Um comercial vende investimentos e criação de empregos na área naval. Outro comemora a marca de 4 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa-Família.

Bolo fatiado
O filme sobre investimentos no setor naval leva a assinatura da agência de Duda Mendonça. O do Bolsa-Família é da Matisse, de Paulo de Tarso. Trazem a rubrica "Mudando o Brasil".

No escuro
Aldo Rebelo ainda não viu a cor da lista com os nomes dos padrinhos das indicações para cargos no governo. Marcelo Sereno, ex-assessor de José Dirceu na Casa Civil, deixou o Planalto, mas não a memória do QI ("Quem Indicou").

Curso de férias 1
O PFL prepara cinco ações diretas de inconstitucionalidade e dois pedidos de auditoria para animar o noticiário em julho. Abrangem desde contratações sem concurso nas agências reguladoras até a MP que impede pagar prestações em dinheiro.

Curso de férias 2
Os pedidos pefelistas de auditoria serão feitos ao TCU. Um para analisar o caso da P-52, plataforma da Petrobras que custará quase o dobro da anterior, e outro sobre a repactuação camarada da dívida da norte-americana AES com o BNDES.

Mesma moeda
Deputados ligados ao MST na CPI da Terra pretendem pedir a abertura das contas de entidades ruralistas. Como parlamentares adversários fizeram em relação aos sem-terra.

Visita de inspeção
O relator da ONU sobre Independência de Juízes e Advogados, Leandro Despouy, visitará o Brasil entre os dias 2 e 13 de agosto. Vem por recomendação da relatora para Execuções Sumárias, Asma Jahnagir, que esteve no país no ano passado.

Em alta
Na origem um partido dos grotões, o PFL concentra suas principais apostas na eleição deste ano no Sul e no Sudeste: Cesar Maia no Rio, Roberto Brant em Belo Horizonte, Osmar Bertoldi em Curitiba e Ônix Lorenzoni em Porto Alegre.

Em baixa
No Nordeste, o PFL tem nomes competitivos apenas em Salvador, Fortaleza e Natal. No Norte, só Amazonino Mendes, em Manaus. O partido também patina no Centro-Oeste.

De carona
No Sul-Sudeste, pefelistas jogam a sorte ainda em duas alianças: com o PP em Florianópolis e com o PSDB em São Paulo.

Não é comigo
O sonho do nanico PRTB de se tornar linha auxiliar do PT no país está ameaçado. Levy Fidelix, presidente do partido, foi avisado de que a união cairá por terra se Collor sair candidato pela sigla em Maceió. "Ele não está nos meu planos", apressa-se em dizer o homem do aerotrem.

No ar
A Globo não desistirá de seu debate de 1º de julho mesmo com o anúncio de que Marta, Serra e Maluf deixarão de comparecer. Fará o programa com outros candidatos e cuidará de frisar que o evento foi negociado desde março -com a anuência dos assessores dos ausentes.

Pesquisa eleitoral
Segundo registro, o Ibope cobrou R$ 57.600 do PT pelo recente levantamento do instituto sobre a sucessão paulistana.

TIROTEIO

De Heloísa Helena, que acaba de fundar o PSOL, sobre a emenda em tramitação no Senado que reduz corte de vereadores determinado pelo TSE:
-O Senado deu um salto ao rejeitar o mínimo de R$ 260. Se aprovar essa imoralidade, vai jogar tudo por água abaixo.

CONTRAPONTO

Só um susto

No recém-lançado livro de depoimentos "Dr. Ulysses - O Homem que Pensou o Brasil", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conta um episódio sobre o "senhor Diretas", morto em um acidente de helicóptero em 1992.
Acompanhado do hoje deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, o então líder sindical e fundador do PT foi à casa do peemedebista para discutir estratégias da campanha Diretas Já, que tomou conta do país em 1984.
Naquela época, Ulysses Guimarães já havia adquirido o apelido de "Velhinho", usado, em 1989, no jingle de sua campanha à Presidência da República.
-Entramos e nos deparamos com ele deitado, com as mãos cruzadas sobre o peito. Eu e o Luiz Eduardo achamos que ele estava morto! Sabe uma pessoa deitada com a barriga para cima? Falei para o Luiz: "Será que o "Velhinho" está morto?". Mas chamamos e ele acordou.


Próximo Texto: Serra lidera com 30%; Maluf vai a 24%, e Marta tem 20%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.