São Paulo, domingo, 27 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diminui a reprovação à gestão de Marta

Índice de ruim/péssimo cai de 39% em maio para 33%, enquanto o de ótimo/bom oscila de 28% para 29%

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa Datafolha realizada na quinta-feira e anteontem, com 1.083 pessoas, demonstra que a avaliação positiva da administração da prefeita Marta Suplicy continua estável em relação ao levantamento anterior, mas a petista conseguiu reduzir a percentagem de eleitores que consideravam o governo dela ruim ou péssimo.
De acordo com a pesquisa, 29% dos entrevistados afirmaram que Marta faz um governo ótimo ou bom. No mês passado, eram 28% os que tinham a mesma opinião. Aqueles que avaliam a administração da petista como regular oscilaram de 33% para 37% no atual levantamento. Já os eleitores que declararam que a prefeita de São Paulo faz um governo ruim ou péssimo caiu de 39% para 33%.
Mesmo levando em consideração a variação de três pontos percentuais da margem de erro, os críticos à atuação de Marta somam, no máximo, 36%. Já os que gostam da gestão dele podem chegar a 32%, e os que consideram seu governo regular, a 40%.
A melhor avaliação da prefeita ocorreu em outubro de 2002. Na ocasião, 36% dos entrevistados disseram que sua atuação à frente da prefeitura paulistana era ótima ou boa. A data da pesquisa coincidiu com o período das eleições para presidente, no qual Luiz Inácio Lula da Silva acabou eleito.
A pior avaliação da administração Marta foi registrada em março do ano passado. Na ocasião, 45% afirmavam que o governo da petista era ruim ou péssimo.
A margem de erros da atual pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Isso significa que se fossem realizados cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.
Os eleitores na faixa etária entre 26 e 40 anos são os que mais gostam do trabalho de Marta: 33% classificaram sua gestão como ótima ou boa. Para 38% dos paulistanos com mais de 41 anos, seu governo é regular, e 36% dos entrevistados com idade entre 16 e 25 anos acham que a prefeita faz uma péssima administração.
Os moradores que ganham mais de dez salários mínimos são os mais críticos em relação a Marta. Nessa faixa salarial, 40% criticam a gestão da prefeita, enquanto 30% dos que ganham até cinco salários mínimos acham ótima.
Quem mora no centro da cidade também não está satisfeito com Marta. Segundo o Datafolha, 48% dos habitantes dessa região avaliam a administração dela como ruim ou péssima. Paradoxalmente, também é no centro que estão os eleitores que mais gostam de seu trabalho: 41% dizem que a petista faz uma ótima gestão.

Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também influencia, para o bem e para o mal, a avaliação de Marta. Dos eleitores que consideram o governo Lula ótimo ou bom, 52% têm a mesma visão da atuação da prefeita de São Paulo. Daqueles que dizem que o presidente é ruim ou péssimo, 60% fazem a mesma avaliação de Marta.
Os eleitores do PSDB e do PMDB são os mais críticos em relação à prefeita: 44% dos tucanos e dos peemedebistas afirmam que a petista é ruim ou péssima.
A nota média atribuída à administração Marta oscilou de 4,7, em maio deste ano, para 4,9. Em abril de 2001, logo depois de assumir o governo, a prefeita obteve nota 5,8, sua melhor avaliação. A pior avaliação de Marta foi registrada em março do ano passado -4,1.
Dos eleitores com nível fundamental de escolaridade, 21% deram nota zero à prefeita, e 13%, dez. Dos moradores da zona oeste da capital paulista, 10% deram nota dez a Marta, e 19%, zero.
De acordo com a pesquisa, 35% dos entrevistados que avaliaram Lula como ruim ou péssimo deram nota zero à prefeita. Dos que disseram que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) é um péssimo administrador, 26% também deram nota zero a Marta.


Texto Anterior: Tucano venceria hoje todos os seus adversários em um segundo turno
Próximo Texto: Eleitor aprova transporte e reprova saúde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.