São Paulo, domingo, 27 de junho de 2004

Texto Anterior | Índice

Hospital usa prédio antigo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM UMUARAMA

Com 98 leitos, o hospital São Paulo é um dos maiores de Umuarama (PR). Funciona em um prédio antigo de dois andares no centro. Tem instalações precárias e aparenta carência de equipamentos. Cerca de 80% do atendimento é dirigido a pacientes do SUS, de onde obtém uma receita mensal de cerca de R$ 80 mil.
Para se habilitar a recursos do Ministério da Saúde, o hospital privado precisou se transformar em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Esse modelo de organização não tem fins lucrativos, mas é de direito privado e tem autonomia financeira.
"A questão foi meio atropelada", diz o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Umuarama, Marcelo Montanha da Silva. Ele definiu a operação de mudança da razão social como "uma brutal transferência de recursos públicos para uma entidade privada". Apesar da exigência de aprovação prévia, o projeto do São Paulo não foi discutido no conselho antes de ir ao ministério. Outro indício da pressa é o erro no endereço da sede do hospital que consta da Secretaria Nacional de Justiça. (MARI TORTATO)


Texto Anterior: Outro lado: Ministério alega ter negociado com Congresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.