São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

PR, RS e PE têm ações

MST ocupa Incra por 3 horas em Fortaleza

DA AGÊNCIA FOLHA

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram e ocuparam por três horas, ontem pela manhã, a superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) do Ceará, em Fortaleza. De acordo com o instituto, foram entre 80 e 100 invasores. O MST estimou em 150.
Eles ocuparam uma sala próxima a outra onde ocorria uma reunião entre representantes dos sem-terra e do Incra. A justificativa foi que a ação tinha por objetivo agilizar o atendimento da pauta de reivindicações do MST.
Os sem-terra também agiram em outros Estados. No Paraná, 50 famílias do Grupo Unido pela Terra bloqueou a agência do Banco do Brasil em Icaraíma (noroeste do Estado). Durante todo o dia, a agência não funcionou.
No Rio Grande do Sul, 500 integrantes do MST, cobrando o cumprimento de acordo por parte dos governos federal e estadual, invadiram a Fazenda Guerra e iniciaram plantio de milho e hortaliças na área, localizada em Coqueiros do Sul.
Em Pernambuco, sem-terra ligados à CPT (Comissão Pastoral da Terra) começaram a demarcação de lotes em um engenho invadido que ainda não foi desapropriado pelo governo. A área, denominada engenho Água Branca, está localizada em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco. Segundo a CPT, a divisão é um protesto contra a "demora no processo de reforma agrária".
Procurada ontem à tarde por telefone, a superintendente do Incra em Recife, Maria de Oliveira, não comentou a ação da CPT. (EDUARDO DE OLIVEIRA, JOSÉ MASCHIO, LÉO GERCHMANN E FÁBIO GUIBU)


Texto Anterior: Outro lado: Parte dele não chega a US$ 300, diz assessoria
Próximo Texto: Lavoura arcaica: PF prende suspeitos de matar fiscais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.