São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2005

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R$ 500 mil eram de patrocínio dos Correios, diz Abong

DA REPORTAGEM LOCAL

A Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais) informou ontem que os R$ 500 mil recebidos pela entidade da SMPB Comunicação, agência de publicidade do empresário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza, são referentes a contrato dos Correios para patrocínio do Fórum Social Mundial, edições de 2004 e 2005.
A SMPB, empresa no centro do escândalo de repasse de dinheiro a políticos da base aliada, era desde 2003 até julho deste ano uma das agências de publicidade contratadas pelos Correios. O registro da transferência à Abong consta dos relatórios financeiros da empresa que estão em poder da CPI dos Correios.
"Como era verba de patrocínio e publicidade, o dinheiro foi repassado pela SMPB. Mas nossos contratos todos foram feitos com os Correios", disse a diretora de desenvolvimento institucional da entidade, Taciana Gouveia.
A Abong é responsável pela organização e gestão do fórum social, que reúne ONGs e movimentos sociais há cinco anos.
Gouveia enviou à reportagem dois comprovantes de transferências interbancárias da SMPB à conta da Abong: foram repassados R$ 100 mil em fevereiro de 2004 e R$ 400 mil em março de 2005. A verba, disse ela, em 2004, quando o evento foi na Índia, pagou a impressão de 10 mil folhetos e a exibição do logotipo da estatal no site do fórum. Em 2005, o dinheiro pagou, segundo Gouveia, entre outros fins, 150 flâmulas, um estande e a inserção do logotipo nas transmissões do evento em Porto Alegre.
Em nota, a entidade se diz "perplexa" e afirma não ter responsabilidade sobre a relação entre os Correios e a empresa de publicidade de Valério: "O apoio do governo federal ao Fórum Social Mundial foi determinado pelo senhor presidente da República e foi viabilizado através de interlocução da Abong com a Secretaria Geral da Presidência da República, sem qualquer tipo de intermediação. Como organização e como cidadãos e cidadãs queremos crer que não andamos em más companhias".
O governo federal deu ao fórum, em 2005, segundo a Abong, cerca de R$ 5 milhões, entre convênio com o Ministério do Turismo e patrocínios do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e dos Correios. Ontem, questionada, a entidade não informou se demais cotas de patrocínio de estatais foram repassadas à entidade por meio de agências.
Em 2003, a SMPB venceu licitação para gerenciar um terço da verba de publicidade dos Correios (R$ 72 milhões). Em 15 de julho, após o escândalo, a estatal suspendeu o contrato por 120 dias. (FLÁVIA MARREIRO)


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