São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2007

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Vôos de Lula são mais seguros do que os comuns

PEDRO DIAS LEITE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode até sentir medo toda vez que viajar de avião, como disse anteontem na posse de Nelson Jobim ("toda vez que o avião fecha a porta, entrego a minha sorte a Deus"), mas a sua segurança é muito maior que a dos brasileiros comuns em todos os fatores que mencionou.
O piloto, "um ser humano", como disse Lula, é um major da Força Aérea Brasileira com milhares de horas de vôo, que fica a serviço exclusivamente do presidente. Apesar de experiente, ele não está exposto à carga horária pesada de muitos pilotos da aviação comercial. Um brigadeiro, ainda mais experiente, também participa dos vôos.
Já o avião, "ultramoderno, mas uma máquina", como afirmou o presidente, foi comprado há pouco mais de dois anos, por US$ 56,7 milhões. O modelo é um Airbus-A319, todo modificado para atender ao presidente. Tem apenas 16 lugares em poltronas confortáveis, uma sala de reunião e um quarto com cama. Possui até um banheiro com chuveiro.
O controlador, "que diz quando devo parar ou não", segundo Lula, também dá prioridade total ao avião presidencial. O AeroLula tem preferência para pousos e decolagens em todo o espaço aéreo brasileiro. Para o avião presidencial não existe fila -quem estiver por perto espera e, enquanto ele não pousar ou decolar, ninguém pode sair do lugar.
As "intempéries", outro fator de medo de Lula, também não deveriam preocupar o presidente. Hoje em dia o sistema de previsão de tempestades em vôos mais longos é sofisticadíssimo e, segundo disse à Folha um major da FAB, é praticamente impossível ser pego de surpresa por uma tempestade realmente séria em vôo.


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