São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site exibe frase de Lula sobre Congonhas

YouTube mostra trecho de debate em que petista diz que Alckmin deveria agradecê-lo pelo aeroporto

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma frase lançada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a eleição de 2006, quando ele disputava o cargo com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), foi parar no YouTube um dia depois do acidente com o Airbus-A320 da TAM, que matou pelo menos 199 pessoas.
"Veja o aeroporto de Congonhas. Você deveria me agradecer", diz Lula ao tucano, após ser questionado sobre a ausência de investimento na área de transporte do país. Lula e Alckmin participavam do primeiro debate eleitoral, transmitido pela TV Bandeirantes, no dia 8 de outubro. O encontro foi tenso, crivado de críticas e ataques.
O vídeo, que foi colocado no YouTube no dia 18 deste mês, tem 50 segundos e aparece ao lado da frase: "Agradecer?".
Diz Lula: "O governo está fazendo [investimentos] porque entende que é preciso fazer. [...] Veja o aeroporto de Congonhas. Você deveria me agradecer". Continua ele: "Nós não fazemos isso porque gostamos de fazer, fazemos porque o Brasil precisa. Sabe o que acontece, Alckmin, quando vocês governaram o Brasil, vocês não acreditavam que o Brasil pudesse crescer. Vocês não resolveram um gargalo neste país. [...] Vocês pensavam pequeno".
À época da frase de Lula, Congonhas estava em reforma -o terminal de passageiros foi ampliado, o prédio ganhou novas escadas rolantes e pontes de acesso direto ao avião.
A pista principal, palco do desastre aéreo, foi excluída da obra de R$ 188 milhões. A reforma da via começou em maio deste ano, sem licitação público, e ainda não foi concluída.
Alckmin disse ontem que não fará comentários políticos sobre o episódio. "O importante agora é construir uma terceira pista em Cumbica, uma segunda em Viracopos e levar os jatos executivos para Jundiaí."


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Lula precisa do PMDB, dizem intelectuais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.