São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ninguém pode repor as mortes", afirma Lavenére

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Marcelo Lavenére Machado, disse ontem que diversos conselheiros avaliam que não é possível repor as perdas causadas pela perseguição política apenas com as indenizações.
"Ninguém pode repor as mortes, as perseguições. Claro que isso se perdeu: não volta. Temos consciência de que é difícil quantificar isso. É um gesto importante da lei, de tentar repor alguma coisa", afirmou. Sobre a reparação concedida a Anita Leocádia Prestes, filha dos comunistas Olga Benário e Luís Carlos Prestes na segunda, Lavenére disse que "nem toda fortuna do mundo repõe" seu sofrimento.
"Nem toda fortuna do mundo repõe. Isso não é possível. A gente trabalha dentro daquilo que o legislador fixou, entendendo que era possível. Estamos fazendo com a consciência de que é de acordo com a lei."
Na avaliação de Lavenére, Anita fez "um gesto muito bonito" ao doar os R$ 100 mil recebidos como reparação por ter sido condenada à revelia e ter vivido no exílio.


Texto Anterior: Anistia: Filha de Prestes e Olga doará indenização
Próximo Texto: Panorâmica - Brasil profundo: DRT liberta 50 "trabalhadores escravos" no PA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.