São Paulo, domingo, 27 de setembro de 2009

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Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

G.I. Jane

Estacionada nas pesquisas num patamar inferior ao que o governo projeta como ideal para o início da campanha, Dilma Rousseff iniciará em outubro um treinamento intensivo. De que tipo? "De discurso, psicológico, mudança de visual, relacionamento com a imprensa, tudo", adianta uma pessoa enfronhada na candidatura presidencial da ministra da Casa Civil.
O banho de loja será comandado pela equipe de João Santana. O marqueteiro de Lula usará profissionais que, em 2006, ajudaram a treinar o presidente para a propaganda de TV e para os debates. Quem viu conta que a preparação incluía sessões de gritos do candidato, assistido pela "coach" Olga Curado, para aliviar as tensões e chegar tranquilo ao estúdio.




Dueto. Pesquisa qualitativa realizada pelo PT na periferia de São Paulo detectou abordagem curiosa para a questão de gênero, que a campanha de Dilma tem procurado enfatizar. Participantes dos grupos de discussão dizem que Lula "foi traído" pelos homens à sua volta, e que uma mulher seria "mais leal" e aceitaria os conselhos do presidente.

Ajuda quem... De passagem por São Paulo, Aécio Neves encontrou João Santana por acaso num saguão de hotel. Todo simpático, o governador de Minas Gerais colocou-se à disposição do marqueteiro: "Se eu puder ajudar em alguma coisa...".

...não atrapalha. Santana agradeceu ao tucano e respondeu com bom humor: "Você nos ajuda se não for candidato a presidente".

Classificados. Nas palavras de um peemedebista envolvido na filiação de Mangabeira Unger, o ex-ministro e professor em Harvard está "à espreita de uma oportunidade". De acordo com o mesmo cacique, a única visível no horizonte é a disputa por uma cadeira na Câmara.

Panelaço. Incansável no esforço para criar embaraços ao governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), organiza uma manifestação popular na Baixada Fluminense, no dia 31 de outubro, em defesa de "uma candidatura popular". A dele próprio, bem entendido.

Em campanha 1. Ao aprovar na surdina o envio de assessores do Senado para trabalharem nos Estados, líderes de bancada e integrantes da Mesa deliberaram em causa própria: dos 26 senadores que ocupam esses postos, apenas três não deverão ir às urnas no ano que vem.

Em campanha 2. Embora o Senado não informe quantos servidores serão mantidos fora de Brasília no período eleitoral, a estimativa é de 84 enviados, entre secretários e assessores técnicos, ao custo aproximado de R$ 9 milhões por ano. Os funcionários trabalharão nos escritórios políticos, custeados com a verba indenizatória.

Chamuscado. José Eduardo Cardozo caiu na bolsa de cotações para substituir Tarso Genro no Ministério da Justiça. Lula esperava que, ao ser sondado para ocupar a pasta, o deputado imediatamente renunciasse à candidatura ao comando do PT, o que não ocorreu. Além disso, o presidente não gostou do vazamento da informação.

Filho pródigo. Ao herdar a cadeira de Carlos Menezes Direito no Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli passa a ser, também, substituto no TSE. Ou seja, na ausência de algum ministro titular, pode ser chamado a julgar causas eleitorais, área na qual atuou como advogado.

YouTube. O hit da campanha do governador Eduardo Campos (PSB-PE) pela repartição geral dos royalties do petróleo do pré-sal é um vídeo sobre a situação de duas cidades vizinhas no interior do Rio Grande do Norte. Uma recebe royalties e é rica. A outra não recebe e é miserável.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

O PMDB chegou ao Banco Central. O partido já tinha metade da máquina de fazer dinheiro. Agora está com a chave do cofre.

Do deputado federal CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a iminente filiação de Henrique Meirelles ao PMDB em Goiás.

Contraponto

Tudo menos isso

A sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos com o ministro José Múcio, indicado por Lula para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União, já ia longe quando os participantes notaram que a TV Senado não estava transmitindo a sessão. Vários foram reclamar com o diretor de Comunicação, Fernando César Mesquita.
No meio da intervenção de Eduardo Suplicy, que mesmo afônico fez questão de exaltar as qualidades de Múcio, a sabatina finalmente passou a ser televisionada. Aloizio Mercadante resolveu provocar o colega:
-Veja, Suplicy, o Fernando César ficou com tanto medo do seu cartão vermelho que começou a passar a sessão!


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