São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grandes cidades do país possuem guarda municipal

DA SUCURSAL DO RIO

Como resposta à crise de segurança pública, a grande maioria (86%) das cidades com mais de meio milhão de habitantes já possui guardas municipais. Em todo o Brasil, existem 786 dessas instituições, o que corresponde a 14,1% do total de municípios (grandes, médios e pequenos).
A pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros permite também verificar que boa parte dessas guardas estão estendendo suas funções e atuando em áreas antes restritas à Polícia Militar ou a Civil.
A função mais comum atribuída à Guarda Municipal que apareceu na resposta dos gestores foi a proteção de bens, atividade de origem mais comum desse tipo de instituição e citada como uma das atividades mais executadas em 95% das cidades onde havia a guarda.
Também foram citadas, no entanto, ações como o auxílio à Polícia Militar (71%), o patrulhamento ostensivo (64%) e o atendimento de ocorrências policiais (32%).
Outro dado da pesquisa que indica que as guardas municipais ocupam cada vez mais um espaço antes exclusivo da Polícia Civil ou Militar é o percentual de municípios onde esses agentes usam armas de fogo.
Isso aconteceu em 127 cidades, ou 16% do total. O Estado onde o uso é mais comum é São Paulo, com 89 cidades com guarda usando armas de fogo.
Vânia Pacheco, gerente da pesquisa, explica que a concentração de municípios com guarda armada está em São Paulo por causa de leis estaduais.
"Em Minas Gerais, por exemplo, nenhum município declarou ter guardas armadas. Lá, o Estado não permite que isso aconteça. O mesmo não acontece em São Paulo", diz a pesquisadora do IBGE.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Na educação, municípios declaram que principal medida é capacitar professores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.