São Paulo, sábado, 27 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

53% dizem que investem na inclusão digital

DA SUCURSAL DO RIO

O Perfil dos Municípios Brasileiros mostra que 53% dos gestores relataram ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a existência de planos ou políticas de inclusão digital em suas cidades. Pela primeira vez esse item foi incluído na pesquisa.
O tipo de política de inclusão digital mais citado pelos gestores municipais foi a utilização de computadores na rede municipal de ensino, com acesso à internet para alunos e professores (ação adotada em 62% dos municípios com alguma política de inclusão).
Também foram mencionadas a criação de telecentros por iniciativa das prefeituras (46%) e a disponibilização de computadores com acesso à internet para uso público (41%).
A adoção de políticas de inclusão digital aumenta de acordo com o tamanho dos municípios. Em cidades com mais de meio milhão de habitantes, isso foi registrado em 92% das respostas.
Considerando-se os municípios com menos de 5.000 habitantes, o percentual diminuiu para 40% .
O estudo do IBGE verificou também que o Norte e Nordeste foram as regiões onde, proporcionalmente, menos municípios declararam desenvolver tais medidas de inclusão.
Os percentuais são, respectivamente, de 36% e 48%, menores do que os identificados no Sul (59%), Sudeste (58%) e Centro-Oeste (53%).


Texto Anterior: Na educação, municípios declaram que principal medida é capacitar professores
Próximo Texto: Eleições 2008: Aliado de Serra lança Kassab à reeleição em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.