São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

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Resultados confirmam tendências apontadas pelo Datafolha

BH registrou a maior divergência do instituto com o Ibope; Carlos Augusto Montenegro diz que pesquisas foram bem-feitas e nega problemas na metodologia

DA REPORTAGEM LOCAL

Nas cinco capitais em que realizou pesquisas de intenção de voto no segundo turno das eleições municipais, o Datafolha apontou com êxito todas as tendências da votação. Os resultados das urnas confirmaram as pesquisas realizadas na véspera da votação nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.
A disputa em Minas Gerais foi palco da principal divergência entre o Datafolha e o Ibope no segundo turno. Com o campo concluído no sábado, o Datafolha apontou vitória, com larga vantagem, de Márcio Lacerda (PSB), enquanto o Ibope indicava empate técnico.
O resultado da Justiça Eleitoral foi idêntico ao apontado pelo Datafolha na véspera. O instituto havia indicado 59% dos votos válidos para Lacerda e 41% para Quintão (PMDB), enquanto as urnas resultaram em 59,12% para Lacerda e 40,88% para Quintão.
Em comunicado divulgado no sábado, o Ibope anunciou: "Lacerda e Quintão chegam tecnicamente empatados". Atribuía 52% para Lacerda e 48% para Quintão, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos.
Na pesquisa de boca-de-urna, divulgada depois de encerrado o horário de votação, o Ibope indicou 56% para Lacerda e 44% para Quintão.
O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, disse que o instituto realizou "uma cobertura precisa em Belo Horizonte".
O Datafolha também detectou, no primeiro turno, a subida de Fernando Gabeira (PV) no Rio e indicou que ele poderia passar ao segundo turno.
O diretor-geral do Datafolha credita esses acertos à metodologia empregada para coleta dos dados e ao cuidado na análise do material. O Datafolha realiza entrevistas nas ruas, em pontos de fluxo, enquanto o Ibope vai de casa em casa, a chamada pesquisa domiciliar.
O diretor-presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, disse que o instituto "fez um ótimo trabalho nos 23 municípios" que pesquisou no segundo turno. Disse que "o Ibope acaba se arriscando mais, porque ele faz muito mais cidades do que os concorrentes".
Sobre Belo Horizonte, Montenegro minimizou o ocorrido, embora tenha cumprimentado o trabalho do Datafolha. "Não ocorreu nada. Belo Horizonte é complicado. No primeiro turno, o Quintão enganou o Ibope e o Datafolha. (...) [Na primeira fase] A gente imaginava margem maior e o Quintão ficou dois pontos, três pontos, do Márcio Lacerda. No segundo turno, o Quintão continuou enganando um pouquinho o Ibope, mas o Datafolha não foi enganado." Montenegro negou falha na metodologia, citando casos de SP e do Rio no segundo turno, quando os dois institutos tiveram resultados iguais.


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