São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grande São Paulo

PT perde em Santo André, mas vence em São Bernardo e Mauá

Marinho obtém 58% em São Bernardo e Dias volta ao poder em Mauá; petebista Ravin é eleito em Santo André

Ex-ministro Luiz Marinho derrota o candidato do PSDB em São Bernardo; em Mauá, Oswaldo Dias (PT) bateu Chiquinho do Zaíra (PSB)


ADRIANO CEOLIN
EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Apesar de Luiz Marinho se eleger prefeito e levar o PT ao comando de São Bernardo do Campo após 20 anos, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma importante derrota no Grande ABC: em Santo André, Vanderlei Siraque (PT) perdeu para Aidan Ravin (PTB).
De qualquer forma, os petistas serão hegemonia na região. O PT venceu ontem em Mauá com Oswaldo Dias e, no primeiro turno, conseguiu manter a Prefeitura de Diadema ao eleger Mario Reali, que será sucessor de José de Fillippi Júnior. Ao todo, o partido vai ter sob seu comando 1,1 milhão de eleitores na região.
O PTB já havia ganhado no primeiro turno em São Caetano do Sul, com a reeleição de Auricchio Júnior. Mas seu maior feito foi em Santo André. Com chapa pura, Aidan Ravin venceu com 55% contra 44% de Siraque. No primeiro turno, o petista esteve muito perto de matar a disputa ao conquistar 48% contra 22% do petebista.
Porém, no segundo turno, Ravin amealhou todos os votos de Raimundo Salles (DEM) e Newton Brandão (PSDB) -respectivamente, terceiro e quarto colocados no primeiro turno- e ainda tirou pontos de Siraque, até então favorito absoluto.
"Foi muita luta, mas a gente sempre acreditou", afirmou Ravin, enquanto comemorava com seus vizinhos no meio da rua. "Vamos governar acima dos partidos", completou.
Ravin confirmou que será aliado do governador José Serra (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (DEM) no ABC. "Mas eu não vou deixar de procurar o presidente Lula. Se houver projetos bons do PT para a cidade, eu vou manter", disse.
Nas duas últimas semanas de campanha, ele contou com o apoio do vereador tucano-kassabista José Police Neto, que enviou oito automóveis e cinco profissionais de sua equipe para a cidade. O chefe da Casa Civil do governo Serra, Aloysio Nunes Ferreira, fez questão de manter-se informado sobre a disputa em Santo André. Ele é um dos nomes tucanos cotados para disputar o governo de SP.
A derrota do PT em Santo André tem efeito muito forte no ABC, pois o partido governava a cidade desde 1997 e, ao longo dos anos, vinha servindo de modelo para outras administrações petistas pelo país. Assessores de Lula, Gilberto Carvalho -provável candidato a presidente nacional do PT- e Miriam Belchior tiveram cargos importantes no município.

São Bernardo do Campo.
Na cidade onde presidente Lula vota e tem residência, Luiz Marinho (PT) confirmou seu favoritismo e bateu Orlando Morando (PSDB). O petista conquistou 58% contra 41% do tucano. Há 20 anos o PT não vencia uma eleição em São Bernardo do Campo.
A campanha de Marinho foi marcada pelo volume de investimentos. A previsão de gastos era de R$ 15 milhões, o que dá cerca de R$ 30 por eleitor. Lula fez questão de participar ativamente da campanha de Marinho. Ele foi a três comícios e a uma carreata.
Outro fato que ajudou Marinho foi a escolha de seu vice, o deputado Frank Aguiar (PTB). O partido fez uma pesquisa na cidade para avaliar o potencial eleitoral do cantor de forró. O apoio do ex-prefeito Maurício Soares -que teve passagens pelo PSDB, PPS e PSB e este ano voltou ao PT- foi decisivo. Na pré-campanha, ele aparecia na frente nas pesquisa.
Em Mauá, Oswaldo Dias (PT), com 55% dos votos válidos, bateu Chiquinho do Zaíra (PSB), que teve 44%. O petista volta ao poder quatro anos depois de deixar a prefeitura.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Petista derrota tucano e vence em Guarulhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.