São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista derrota tucano e vence em Guarulhos

EM SÃO PAULO

O PT vai governar Guarulhos por mais quatro anos. Com o apoio do prefeito Eloi Pietá, Sebastião Almeida terminou 13 pontos percentuais à frente de Carlos Roberto (PSDB). Ele obteve 56% dos votos válidos contra 43% do tucano.
"Essa vitória representa o desejo da população de que a cidade continue sendo governada para todos, com uma atenção especial para os mais pobres", disse o prefeito eleito, em entrevista à Folha por telefone.
Almeida vai dar continuidade à administração de Pietá, que governou Guarulhos nos últimos oito anos. "Credito a nossa vitória ao fato de termos um governo bem avaliado", disse Pietá. "Nosso candidato passou confiança sobre dar continuidade e promover avanços."
Pietá avaliou que o leque de alianças também foi fundamental. A coligação de Almeida contou com 12 partidos; a de Carlos Roberto, com apenas três. No segundo turno, porém, o tucano ganhou o apoio de Jovino Cândido (PV), terceiro colocado no primeiro turno.
A vitória em Guarulhos é fundamental para o PT formar seu cinturão vermelho em torno da capital, que continuará sob o comando de Gilberto Kassab (DEM) -aliado do governador José Serra (PSDB).
Com mais de 1 milhão de habitantes, o município é o segundo maior do Estado e um dos mais ricos do Brasil, com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 21,6 bilhões (dados de 2005).
Apesar de ter se empenhado na campanha, Pietá não queria Almeida como candidato. Ambos são da mesma corrente interna (Mensagem ao Partido) e sempre tiveram bom relacionamento, mas o prefeito apoiou a candidatura da vice-prefeita Eneide Lima nas prévias. Ela, porém, acabou derrotada por uma diferença de 735 votos.
Ao longo da campanha, a principal preocupação de Almeida foi com o poderio financeiro de Carlos Roberto, que disse gastar R$ 6 milhões do próprio bolso. O tucano ainda contou com a visita de Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, que foi à cidade pedir votos na semana passada. (AC)


Texto Anterior: Grande São Paulo: PT perde em Santo André, mas vence em São Bernardo e Mauá
Próximo Texto: PSDB é o partido vitorioso no interior e no litoral de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.