São Paulo, terça-feira, 27 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Jader perdeu imunidade ao renunciar

DA REDAÇÃO

A carta de renúncia do ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA), 56, foi entregue no Senado, no dia 4 de outubro deste ano, evitando que fosse aberto um processo por quebra de decoro. Com esse ato, o paraense perdeu a imunidade parlamentar, mas manteve seus direitos políticos.
Pesam contra Jader acusações em três frentes. Na primeira delas, o ex-senador é acusado de ter sido beneficiário de operação fraudulenta com 55,2 mil TDAs (Títulos da Dívida Agrária), em 1988, quando era ministro da Reforma Agrária.
Outra acusação diz respeito ao Banpará (Banco do Estado do Pará). Segundo relatórios do inspetor do Banco Central Abrahão Patruni Jr., há indícios de que rendimentos de aplicações financeiras desviados do banco quando Jader foi governador do Pará (1983-87) acabavam em contas bancárias do senador e de seus familiares.
Em outra acusação, a mulher de Jader, Márcia Zahluth Centeno, é suspeita de ter desviado verba liberada pela extinta Sudam para seu ranário. Márcia também foi sócia de José Osmar Borges, acusado de ser o maior fraudador da Sudam. O ex-senador nega as irregularidades.


Texto Anterior: Pressão: Jader gasta 3 horas por dia traçando defesa
Próximo Texto: Grafite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.