São Paulo, quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem CPMF, Lula vai à TV com discurso otimista

Presidente falará sobre "vitórias" obtidas em 2007

José Cruz/ABr
O ministro José Múcio (Relações Institucionais) concede entrevista após reunião com Lula


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar de já começar 2008 com a pendência de R$ 38 bilhões gerada pelo fim da CPMF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará na noite de hoje um pronunciamento otimista, em rede nacional de rádio e TV, sobre as "vitórias" que obteve neste ano e as que espera ter no ano que vem.
Na manhã de ontem, Lula se reuniu com seus principais ministros para preparar o texto final. Decidiu-se que o discurso não deve abordar diretamente derrotas do Planalto em 2007.
"Vai ser um pronunciamento dividindo com os brasileiros a alegria que [Lula] tem tido com o desempenho do país. Vai ser um presente de Natal. Os dados que serão apresentados apontam para um ano bom", disse o ministro José Múcio (Relações Institucionais) após a reunião.
"Ele não vai falar sobre aumento de impostos e cortes. Época de Natal não é de se falar em imposto." A gravação estava prevista para ocorrer de manhã. Lula deseja falar principalmente do surgimento de uma nova classe média no país.
Os ministros aproveitaram a reunião de ontem para reafirmar a necessidade de cortes para fechar o orçamento de 2008. De acordo com Múcio, Lula voltou a dizer que não deve haver redução nas verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e programas sociais.
Durante o encontro, Lula e ministros decidiram que o projeto de reforma tributária deve ser enviado em fevereiro. Também marcaram para janeiro a nomeação de indicados por partidos aliados para ocupar cargos no segundo escalão.
Na reunião, Lula disse que "não tem pressa" de tomar as medidas, mas que elas devem se concentrar primeiro em cortes de despesas.


Texto Anterior: Nepotismo no TCE preocupa membro do Conselho de Justiça
Próximo Texto: PF prendeu mais em 2007, mostra balanço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.